RESUMO
Código: 124
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

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Desenvolvimento Sustentável no Setor Bancário Brasileiro: Estratégia Ou Isomorfismo Institucional?
 

Admite-se, atualmente, que as companhias criam valor para a sociedade não apenas pela produção e distribuição de bens e serviços, mas gerando bem-estar social (VOLTOLINI, 2011). Líderes e representantes de setores econômicos diversos vem participando de fóruns com a missão de promover o engajamento e a adoção de soluções sustentáveis no centro da tomada de decisões estratégicas. Para Boff (2012) poucas palavras têm sido mais usadas do que o substantivo sustentabilidade e o adjetivo sustentável.

O objetivo geral desse trabalho é identificar os motivos que levam o Itaú Unibanco a praticar ações sustentáveis. Os objetivos específicos consistem em: a) Analisar as práticas sustentáveis do Itaú Unibanco. b) Aprofundar o entendimento da Teoria Institucional e da Teoria do Posicionamento Estratégico a fim de identificar se essas abordagens podem contribuir para a compreensão da motivação das empresas do setor bancário brasileiro na adoção de práticas sustentáveis.

A revisão teórica está alicerçada numa discussão inicial sobre o tema desenvolvimento sustentável conforme definido pela UNCED, bem como pela abordagem de Barbieri (2012). Em seguida apresenta-se a fundamentação da teoria institucional de acordo, principalmente, com a visão de um artigo seminal de 1983 dos autores Dimaggio e Powell. A estratégia empresarial é analisada à luz das definições de Ansoff (1990), Porter (1985) e Vasconcelos e Cyrino (2000).

O método de pesquisa adotado neste estudo foi o qualitativo. Creswuell (2010) afirma que na investigação qualitativa há o emprego de diferentes concepções filosóficas; estratégias de investigação; e métodos de coleta, análise e interpretação dos dados. Dois procedimentos metodológicos orientaram esse trabalho. O primeiro foi a pesquisa qualitativa documental, que se deu pelo exame de materiais diversos. O segundo foi a investigação exploratória, foi utilizada a técnica de estudo de caso no Itaú.

Revelou-se, através das pesquisas documentais, que é possível identificar fenômenos descritos nas duas teorias capazes de contribuir para o entendimento das causas que motivam a adoção de prática sustentáveis no setor bancário. Os resultados do estudo de caso porém, evidenciam que a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa analisada e que esta adota ações sustentáveis por uma questão estratégica.