RESUMO
Código: 1315
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

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O Processo Logístico de Compra, Armazenamento e Distribuição: Um Estudo Comparativo Entre Organizações Públicas e Privadas
 

Realizada de maneira correta, a logística pode ser uma fonte incomensurável de vantagem competitiva, além de ajudar a expandir e a lançar novos modelos de negócios. Combinada com a tecnologia da informação, pode ampliar de forma espetacular o alcance geográfico de empresas grandes e pequenas. Diversos tipos de organizações, sejam públicas ou privadas, utilizam dos serviços logísticos. A logística é a peça fundamental para muitos negócios.

O presente trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as semelhanças e diferenças entre as empresas públicas e privadas quanto aos processos de compra, armazenamento e distribuição? Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal: comparar o processo logístico de compra, armazenamento e distribuição entre empresas públicas e privadas.

Até 1950, o termo “logística” era associado à atividade militar (SANTOLIN, 2009), as atividades logísticas resumiam-se à aquisição, manutenção e transporte de materiais/bens. Com os avanços tecnológicos conquistados nas últimas décadas e com a abertura econômica do mercado mundial (Globalização), a logística se tornou importante para redução de custos e para conquista da tão almejada competitividade.

O trabalho é de cunho quanti-qualitativo do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado um estudo de caso comparativo entre uma organização pública e outra privada, a fim de comparar os seus processos logísticos de compra, armazenamento e distribuição. Foram aplicados roteiros de entrevistas aos gestores dessas organizações e ao Secretário de Educação de Brejo Santo/CE, no caso da organização pública.

Em todos os processos logísticos encontram-se diferenças entre as organizações X e Y. Uma diferença encontrada está da distribuição. Na organização X, o fluxo de pedidos e a saída de mercadorias são frequentes, feitos diariamente para vários clientes. No armazenamento, a diferença é quanto à saída da mercadoria do estoque. A semelhança entre ambas está na forma de se organizar o trabalho, as duas seguem uma hierarquia de trabalho onde os colaboradores são subordinados ao gestor.