RESUMO
Código: 1353
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

Abrir
Arquivo

 
As Demandas de Aprendizagem dos Produtores Rurais Sindicalizados no Meio Norte do Estado de Mato Grosso
 

O agronegócio tem se apresentado como uma atividade de grande importância para a economia brasileira. A disponibilidade de recursos naturais e áreas ainda inesploráveis com potencial para a agricultura, associados ao crescimento mundial da demanda por alimentos criam um cenário favorável ao agronegócio brasileiro. as atividades dos produtores rurais sofrem influência do mercado externo, da situação econômica do país, também como da política agrícola e exigem deles a capacidade de análise.

Como parte preliminar de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o processo de aprendizagem de produtores rurais no Estado de Mato Grosso, o estudo em questão busca compreender quais as demandas de aprendizagem dos produtores rurais sindicalizados em quatro Municípios do Meio Norte do Estado de Mato Grosso.

Muito mais que supridores da produção primária do país, os produtores rurais são vistos hoje como gerenciadores dos negócios atuando em um mercado pouco conhecido onde são necessárias posturas gerenciais qualificadas, conhecimentos atualizados, habilidades e competências para lidar eficazmente com as informações e tomar decisões nesse ambiente de incertezas. Binotto et al (2012) salienta a importância de pesquisas ligadas à aprendizagem entre os produtores rurais visto sua importância.

Por meio de uma pesquisa qualitativa interpretativa básica, foram realizadas entrevistas com os gestores de quatro sindicatos rurais do Meio Norte do Estado de Mato Grosso, com duração média de 35 minutos. Para análise dos dados foi utilizado o Método de Análise de Categorias com base em Lankshear e Knobel (2008).

Foi possível perceber uma atuação ativa dos sindicatos frente às necessidades e interesses de seus representados no que se refere a aspectos políticos e sociais. No que se refere à aprendizagem, percebe-se que ainda existem demandas de aprendizagem de aspectos administrativos de controle e comercialização, de gestão de pessoal e contratação de mão de obra, tecnologias produtivas e de informação, além das próprias características de clima e solo.