RESUMO
Código: 1354
Tema: Temas livres: Micro Empreendedor individual, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, e redes empreendedoras: franquias

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo e Cooperativismo de Eletrificação Rural: O Caso Creluz/rs
 

No campo de estudos sobre empreendedorismo, este estudo foca no empreendedorismo cooperativo que se caracteriza como uma maneira de fazer negócios em organizações, as cooperativas.. Nascido no RS, em 1941, para atender a demanda de energia elétrica não atendida pelas grandes distribuidoras, o Cooperativismo de Eletrificação Rural, hoje atende metade da área rural do Estado, atuando em 358 municípios, do total de 497.

Quais evidências sugerem a presença de elementos do Empreendedorismo Cooperativo em organizações cooperativas? Para estruturar a resposta a esta questão se definiu como objetivo geral: investigar se há evidências de elementos do empreendedorismo cooperativo em organizações cooperativas e, em caso positivo, quais aspectos sugerem tal presença, buscando-se explorar e identificar esses elementos, especialmente, a partir de princípios do Movimento Cooperativo.

O Referencial Teórico pauta-se pelas discussões sobre a natureza da cooperativa e os princípios do cooperativismo, onde se destacam as perspectivas da International Cooperative Alliance (2014a; 2014b). Já sobre o empreendedorismo cooperativo, buscaram-se os aportes de estudiosos como McDonell, Macknight e Donnelly (2012), para quem empreendedorismo cooperativo é uma forma de empreendedorismo conjunto, que pode se caracterizar, também, pela criação de um novo empreendimento: uma cooperativa

O Caminho Metodológico destes estudo se caracteriza como um estudo de caso, definindo-se o caso por ser a Cooperativa de Eletrificação Rural do RS que tem maior número de PCHs, de acordo com FECOERGS (2014) e também por fatos relevantes como parcerias com associações cooperativas de outros países e premiações internacionais (CRELUZ, 2014). Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo, utilizando-se a literatura de base do estudo para definir as categorias analíticas à priori.

Os resultados evidenciam a presença de elementos do empreendedorismo cooperativo, uma vez que a CRELUZ foi constituída para atender demanda de energia elétrica de moradores das áreas rurais, que as distribuidoras estatais não atendiam. Além disso, esta cooperativa desenvolve relações intercooperativas nos níveis local, regional e internacional, sendo internacionalmente premiada pela excelência em gestão e geração sustentável de energia elétrica.