O empreendedorismo no contexto de promoção social, só recentemente atraiu o interesse de pesquisadores (MAIR; MARTI, 2006), e ainda encontra-se emergindo como área de investigação acadêmica (AUSTIN; STEVENSON; WEI-SKILLERN, 2006).
Porém, há uma escassez de estudos que consideram o gênero no empreendedorismo social (HUMBERT, 2012).
Considerando que as mulheres possuem diferentes motivos com relação aos homens para empreender, quais as motivações das mulheres em empreender socialmente?
Este estudo tem o objetivo de analisar as motivações de mulheres em criar empreendimentos sociais em Sergipe. Especificamente, pretendem-se analisar qual o perfil das empreendedoras sociais; analisar as características dos empreendimentos sociais criados; e identificar as principais motivações para a criação de empreendimentos sociais.
Segundo Mair (2010), vários são os fenômenos que podem desencadear a criação de um empreendimento social. A participação das mulheres no desenvolvimento da economia dos países, principalmente, como proprietárias e gestoras de empresas, cada vez mais vem ganhando destaque (BIRLEY, 1989; AUDRICHI; REESE; DUBINI, 1989; GEM, 2012). De acordo com Nishimura; Alperstedt; Feuershütte, (2012) existe uma barreira em potencial para as mulheres desenvolvam empreendimentos sociais.
Para alcançar o objetivo proposto, optou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos (GODOY, 1995). Com relação ao tipo de estudo de caso, optou-se pelo estudo de casos múltiplos. Foram analisadas neste estudo três organizações sociais: duas em comunidades de cidades do interior do Estado de Sergipe (Indiaroba e São Cristóvão) e uma em Aracaju. Para a coleta das evidências foram adotadas as entrevistas semiestruturadas (YIN, 2001).
Caso 1: Grande quantidade de frutas na região, Dedicação e paixão em promover a mudança, Contribuir com a mudança social das mulheres da região.
Caso 2: Vivência com o pai líder de uma associação de moradores; Separação do antigo companheiro;
Falta de moradia e acesso a políticas públicas da população.
Caso 3: Contribuir com a mudança da realidade da população e preservação
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