RESUMO
Código: 265
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Empresas B: Princípios e Desafios do Movimento B Corp.
 

Este artigo apresenta um panorama geral sobre o Movimento B, que pretende incluir a dimensão socioambiental como parte da missão final das organizações. O Sistema B busca representar uma quebra de paradigmas no mercado. Estas empresas têm o objetivo de, por meio de mecanismos de mercado, melhorar a sociedade onde estão inseridas. O movimento teve início em 2007, nos Estados Unidos, e vem ganhando força no mundo, já conta com mais de 967 Empresas em 32 países.

O trabalho busca analisar o surgimento do movimento das B Corporations e os desafios para expansão no cenário brasileiro. O principal objetivo foi mapear e entender as frentes de atuação do Movimento B e mapear exemplos de empresas certificadas para compreensão da evolução desta iniciativa e aderência ao movimento. Pretende contribuir com a construção do conhecimento sobre o tema e empresas que utilizam mecanismos de mercado para promover o impacto socioambiental positivo.

Com a evolução do tema sustentabilidade, as empresas, centrais no modelo de desenvolvimento capitalista, estão sendo questionadas quanto aos seus papeis na geração de desenvolvimento aos diferentes atores sociais. O conceito de negócios sociais define organizações cujo objetivo é resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Autores argumentam que o propósito das empresas deve migrar para a criação de valor compartilhado.

Este artigo é resultado do levantamento realizado por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, com levantamento de dados secundários e realização de entrevistas semi-estruturadas. O Movimento B ainda é um tema pouco explorado na literatura acadêmica e empresarial e justifica esta abordagem em virtude da necessidade de aprofundamento do conhecimento de um determinado fenômeno social.

As Empresas B são diversas em tamanho, formato, histórico e atividade. Porém, é a baixa porcentagem de empresas B que fornecem produtos ou serviços com impacto focado na comunidade. O impacto socioambiental considerado na certificação se dá pela cadeia de valor e nos processos produtivos. Em termos de missão voltada ao impacto socioambiental, podem estar classificadas como um misto entre as atividades de responsabilidade social corporativa e os negócios sociais, com altos padrões de desempenho