RESUMO
Código: 328
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Formação e Desenvolvimento do Cluster: Um Estudo de Caso do Porto Digital
 

A conceituação de cluster provém dos estudos marshallianos condizentes a concentração de indústrias especializadas em uma determinada localidade. (MARSHALL, 1996). A literatura sobre os clusters é consistente no sentido em que afirma que tais aglomerações apresentam-se relevantes para o desenvolvimento de uma determinada região que, neste sentido, oferecem vantagem competitiva as indústrias locais, possibilitando alto grau de especialização e, atuação global (AQUINO; BRESCIANI, 2005).

Este estudo tem por objetivo caracterizar e identificar os fatores estratégicos e territoriais de formação e desenvolvimento do cluster Porto Digital, localizado em Recife/PE. Para tanto busca-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os fatores estratégicos e territoriais de formação e desenvolvimento do cluster Porto Digital, situado em Recife/PE?

Segundo Enright (2003) o conceito de cluster envolve a concentração geográfica de empresas, agrupadas por razões como a amplitude, atividades correlatas, capacidade inovativa, competitividade, tecnologia e estruturação. Neste aspecto, explorou-se o conceito de externalidades, de Marshall (1996), territorialidade de Becattini (1994), fatores de competitividade de Porter (1999), a conceituação da Hélice Tríplice, de Etzkowitz (2009), e dimensões e estágios do cluster descritas por Enright (2003).

O presente estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, estudo de caso, de natureza analítica. A pesquisa foi realizada por meio de documentos presentes no sítio do cluster Porto Digital e entrevista estruturada realizada com a gerente de informações e planejamento do cluster.

O modelo de cluster Porto Digital aplica-se a realidade específica regional e a revitalização do Centro Histórico, no que tange o território que o delimita, bem como, projetos sociais presentes, relativos à educação e ambiente sustentável. Os resultados obtidos indicaram que o modelo do cluster Porto Digital aplica-se a realidade específica regional e, as particularidades que o compõem o tornam singular.