RESUMO
Código: 366
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Coaching e Mudanças de Modelo Mental: Um Estudo Sobre A Percepção de Profissionais Que Passaram Pelo Processo
 

O coaching é uma prática de orientação profissional que contribui para o desenvolvimento de competências. Pode-se dizer que o processo de coaching procura atuar no âmbito cognitivo para estimular processos de aprendizagem, adoção de novas posturas comportamentais, promover autoconhecimento e estimular o autocontrole emocional, assim sendo, foi realizada uma pesquisa com executivos, tendo como foco identificar o surgimento de novas formas de pensar e mudanças comportamentais.

O objetivo é identificar mudanças de modelo mental ocorridas ao longo de processos de coaching, com especial interesse em detectar novas posturas adotadas no ambiente profissional pelas pessoas que passaram pelo processo. A pesquisa tem por objetivo conhecer o impacto do processo de coaching na mudança do modelo mental de executivos entrevistado.

Gutierrez (2005) apresenta elementos constitutivos, são eles: (i) uma representação de um sistema físico o “estado do mundo”; (ii) uma segunda representação decorrente da primeira dotada de um sistema de inferência que possibilita a previsão do sistema que se está modelando; (iii) a execução mental da segunda representação possibilita comparar um comportamento imaginado com o sistema “real”, permitindo que a modelagem e (iv) a quarta refere-se a execução do comportamento modelado anteriormente.

Optou-se pela abordagem qualitativa que possibilita coletar uma grande quantidade de dados sobre uma pequena amostragem.O roteiro com a entrevista semi-estruturada identificou o estado inicial de pensamentos e sentimentos que o executivo se encontrava antes de iniciar o trabalho, foram feitas questões que buscaram conhecer as mudanças comportamentais decorrentes do trabalho do coaching. A amostra de pesquisa foi composta por 8 executivos que buscaram um coach profissional e qualificado.

São apresentados os resultados obtidos juntamente com a percepção individual sobre as mudanças ocorridas. Esses dados trazem subsídios que possibilitam compreender mudanças de modelo mental que tiveram impacto na atuação profissional dos respondentes.Pode-se afirmar que o processo de coaching tem um impacto positivo e que essas mudanças são visíveis através de novas posturas no ambiente de trabalho. Percebe-se que o modelo mental é formado por percepção que emergem nas interações cotidianas.