RESUMO
Código: 373
Tema: Finanças

 

Abrir
Arquivo

 
Plano de Negócio Para Avaliação da Viabilidade da Venda de Consórcios e Financiamentos Imobiliários em Uma Casa Lotérica
 

A loteria se inicia no Brasil no período da colônia. Em 1967 o Decreto-Lei nº 204 regulamentou de maneira definitiva a realização das loterias, declarando ser esta atividade de competência da União e execução exclusiva da Caixa Econômica Federal. Atualmente a Caixa autoriza a abertura de unidades lotéricas através de autorizações concedidas mediante licitação. Com custos crescentes e tarifas reguladas, o empresário lotérico precisa diversificar seus produtos.

As unidades lotéricas estão autorizadas a realizar os seguintes serviços: pagamento de benefícios sociais; recebimento de contas de concessionários de serviços públicos; recebimento de títulos de cobrança; crédito para celulares pré-pagos; recolhimento de tributos; serviços financeiros para clientes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Além de outros serviços, uma possibilidade ainda pouco explorada pelas lotéricas é a comercialização de financiamento e consórcios Imobiliários.

A remuneração ao correspondente bancário é feita através de comissão sobre as vendas: 2% sobre o valor da carta no consórcio imobiliário e 1% sobre o financiamento imobiliário. Conforme dados divulgados pela ABECIP o valor médio dos financiamentos imobiliários foi de R$ 183 mil e a taxa média de crescimento foi de 13% no período de 2005 a 2012. Com base nessa informação avaliou-se a rentabilidade desses novos produtos.

Os resultados obtidos para uma taxa mínima de atratividade de 15% foram: VPL de R$ 28.774, TIR de 43,0% e payback inferior a dois anos. O prazo considerado no cálculo foi até o ano de 2016. O estudo apresentado se mostrou viável financeiramente, indicando ao empresário lotérico que a comercialização dos produtos de financiamento e consórcio imobiliário será benéfica para a empresa, melhorando seus indicadores de desempenho.