RESUMO
Código: 384
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Comparabilidade da Informação Contábil em Empresas Brasileiras Após A Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade
 

A convergência das normas contábeis vem se intensificando, mais de 120 países já utilizam ou estão em processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo International Accounting Standars Board – IASB (CARMO; RIBEIRO; CARVALHO, 2011). A comparabilidade das demonstrações financeiras melhora a qualidades das informações para os investidores globais (KANG; STULZ, 1997; FOND; HU; LI, 2011). Este estudo trará contribuições para literatura sobre qualidade da informação contábil

A presente pesquisa busca analisar: Qual o nível de comparabilidade das práticas contábeis adotadas pelas empresas brasileiras? O estudo tem por objetivo analisar os níveis de comparabilidade dos relatórios financeiros das empresas que compõem o índice IBrX-50 após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade. Para tanto, serão objeto de investigação os Pronunciamentos Técnicos CPCs: CPC 16 - estoques; CPC 27 - imobilizado; CPC 04 - ativos intangíveis e o CPC 38 instrumentos financeiros.

Os dois eixos teóricos que informam o presente estudo são explorados, em termos da revisão de literatura: comparabilidade contábil e normas contábeis. A comparabilidade é uma das características qualitativa da informação contábil (Financial Accounting Standards Board, 1980; KANG; STULZ, 1997; FOND; HU; LI, 2011). Na seção de normas contábeis apresenta-se uma breve descrição dos Pronunciamentos técnicos CPC 16, 27, 04 e 38 objeto de investigação desta pesquisa.

Uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A população-alvo da pesquisa é composta por 47 empresas que compõem o Índice IBrX-50 da BM&FBOVESPA no período de 2010 a 2012, que resultou em uma amostra composta por 36 empresas. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi à pesquisa documental, por meio da análise de 108 notas explicativas das empresas investigadas. A identificação do nível de comparabilidade foi obtido pelo índice o T Index (TAPLIN, 2004).

As escolhas contábeis, geralmente, são método de custo, método de valor justo e método de reavaliação. Os resultados evidenciam que o nível de comparabilidade médio para o CPC 16 estoque foi de 0,34; CPC 27 imobilizado 0,9; CPC 04 intangíveis 0,92; e, CPC 38 instrumentos financeiros, mantidos para venda 0,15. Os instrumentos financeiros disponíveis para venda e mantidos até o vencimento e avaliação dos estoques apresentam os menores índices de comparabilidade da informação contábil.