RESUMO
Código: 39
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
O Papel da Aduana Nas Cadeias Globais de Valor: O Caso do Mercosul
 

O MERCOSUL sempre apresentou imperfeições no seu sistema de funcionamento, considerando o enfoque nas administrações aduaneiras. Como bloco econômico, um dos objetivos é integrar e desenvolver as aduanas dos países signatários. Portanto, faz-se necessário analisar o nível de eficiência das aduanas do MERCOSUL, a partir de estudos internacionais, e constatar se este desempenho é compatível com o nível idealizado, bem como a integração dos países membros em cadeias globais de valor.

A problemática deste artigo aborda o tema do desempenho das aduanas do MERCOSUL, segundo uma perspectiva de competitividade e de posicionamento em estudos produzidos por organismos internacionais. O objetivo deste trabalho é analisar os níveis em que se encontram as administrações aduaneiras de cada um dos integrantes do bloco econômico, tomando como base os anos de 2007 a 2014, sob uma abordagem de competitividade para a integração do país no comércio internacional.

Na primeira seção da revisão são abordados tanto o MERCOSUL quanto o conceito de aduana, fazendo uma correlação sobre os dois para cada país. Após, são explanados os relatórios e estudos internacionais que serviram de base para a análise de desempenho aduaneiro dos países do bloco. Para entender e analisar o desempenho das economias do MERCOSUL foram selecionados e comparados os índices e resultados dos estudos apresentados. Ao término, analisou-se a competitividade nas cadeias globais de valor.

Este trabalho tem como natureza a pesquisa aplicada de natureza quantitativa, elaborada com dados secundários de 2007 a 2014. Os estudos utilizados são dados secundários, originários de pesquisas internacionais. Do ponto de vista do objetivo, trata-se de pesquisa descritiva. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada pesquisa documental em legislações específicas. Além desta, também foi realizada a pesquisa bibliográfica e ao término do desenvolvimento, realizou-se estudo comparativo.

Esta pesquisa comprova a baixa integração dos países do MERCOSUL em cadeias globais de valor. Além disso, foi possível identificar que um dos fatores que mais contribuem para esse cenário é o baixo desempenho dos serviços aduaneiros.