RESUMO
Código: 430
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
O Prazer e A Dor da Aposentadoria: Desinvestimento Na Carreira de Docentes do Ensino Superior
 

A aposentadoria não é a causa de todos os problemas ocorridos, mas é um momento crucial na vida das pessoas: o envelhecimento. Tal fenômeno é irreversível e inevitável, o que provoca angústia e questionamento sobre o fim da existência (ROMANINI et al, 2004). Hopf (2002) afirma que a docência proporciona um envolvimento muito grande de seus profissionais, o que poderá ocasionar-lhes certa dificuldade em lidar com o aspecto do afastamento deste cotidiano e dos afazeres profissionais.

Quais as diferenças entre o comportamento pós-aposentadoria identificado nos professores das IES Públicas, que tem acesso a um programa formal de pós-aposentadoria, em relação aos docentes, das IES Particulares, que não tem acesso a um programa formalizado? Objetivo: Comparar as diferenças existentes entre o comportamento pós-aposentadoria identificado nos professores das IES Públicas em relação aos docentes das IES Particulares.

A fundamentação teórica dessa pesquisa está pautada no comportamento que os professores têm em sua profissão. Hopf (2002) constatou que o trabalho dos docentes ocupa a maior parte da vida tanto dos casados quanto dos solteiros, dedicando-se mais ao trabalho do que à família. Em se tratando da aposentadoria, o autor afirma que os entrevistados citaram a falta que sentiram da relação entre professor e aluno, como também do ambiente de trabalho, após o afastamento ocorrido com a aposentadoria.

Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa, com realização de entrevistas junto à amostra que são os professores de IES Particulares e das IES Públicas, da cidade de Fortaleza – CE, que já se aposentaram ou estão em fase de aposentadoria compulsória. Além das entrevistas serão utilizados como instrumento de coleta de dados, a observação e a análise documental, ou seja, serão colhidos dados primários e secundários.

Em pesquisas qualitativas, a análise de dados tem início juntamente com a coleta, com o intuito de validar as informações (MERRIAM, 1998; PATTON, 2002). Os dados serão codificados a partir das entrevistas, utilizando-se o software Atlas/ti, que segundo Banndeira-de-Mello (2006) é uma ferramenta que auxilia na atribuição de significado ao texto. Pretende-se assim, confirmar ou não seu pressuposto e propor um programa aos professores que estão na fase da aposentadoria compulsória de IES, nas quais