RESUMO
Código: 452
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão de Equipes à Luz do Filme ‘a Gangue Está em Campo’
 

No mundo organizacional contemporâneo passou-se a valorizar a qualidade do tempo que as equipes passam interagindo com satisfação, incremento da autoestima e da confiança. Filippim e Tureck (2008), ao estudarem os possíveis fatores que influenciam o desenvolvimento do trabalho em equipe, ajudaram a fomentar a discussão acerca da gestão de pessoas sustentada pela necessidade de aumento no nível de sociabilidade entre as pessoas dentro das equipes de trabalho, não só nas organizações privadas.

Assim, contextualiza-se que, nesta pesquisa se tomou como objeto de estudo a gestão de equipes, tendo como suporte a utilização da análise fílmica no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Com o objetivo de investigar os fatores que influenciam a gestão de equipes, foi utilizado como base o filme ‘A gang está em campo’, dirigido por Phil Joanou (2006), buscando-se responder à questão de que fatores podem influenciar o desenvolvimento e o desempenho de uma equipe.

A base da formação de equipes são as pessoas, como princípio essencial da dinâmica organizacional. Bihel (2004) apresentou três dimensões do trabalho coletivo: as pessoas, os grupos e as equipes. Filippim e Tureck (2008) destacam como fatores internos que influenciam o trabalho em equipes: metas compartilhadas, comunicação, cooperação, confiança. Bejarano e Pilatti (2008) enfatizaram três fatores externos às equipes: a estrutura organizacional, a estratégia e a seleção.

A estrutura metodológica deste artigo está apoiada na abordagem qualitativa, na qual estão inseridos os estudos observacionais. A realização de um estudo observacional envolveu a seleção do filme comercial/artístico ‘A gang está em campo’. A coleta de dados foi realizada por meio de observação indireta e não participante e esses dados foram devidamente registrados em protocolo de observação. Para o tratamento desses dados foi adotada a estratégia de análise de conteúdo.

Com base na análise dos dados e discussão dos resultados evidenciou-se que os dados não verbais apresentados nas cenas, assim como a fala dos personagens foram consubstanciados pela base teórica de trabalho em equipes o que permitiu, à luz de um filme a elucidação das dimensões do trabalho coletivo, bem como dos fatores internos e externos à equipe, que estão presentes e devem ser considerados ao se propor ensinar o conteúdo do trabalho em equipe aos alunos de Administração.