RESUMO
Código: 466
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Quais Fatores Mais Influenciam no Consumo de Jovens Universitários? Um Estudo em Universidades de Uma Cidade de Médio Porte
 

O consumo é uma das engrenagens de uma economia capitalista, por isso, há tantos incentivos para ele. Por meio dele, a indústria produz, lucra e gera emprego e renda para que as famílias possam continuar ajudando a máquina a funcionar. Para um país capitalista, constantes queda no consumo de bens e serviços pode significar preocupação. Foi pensando na importância do consumo para a economia de uma cidade que o presente estudo decidiu investigar os consumidores universitários da cidade de Lavras.

O consumo universitário tem um impacto significativo na economia da cidade, principalmente, no setor terciário. Neste contexto, o presente estudo pretende contribuir sobre o tema comportamento do consumidor, especialmente, o universitário e para o maior conhecimento desse cliente, com o intuito de descobrir quais são os fatores que mais influenciam na decisão de consumo dos universitários, nas áreas de saúde, transporte, educação, lazer, alimentação e moradia.

A comercialização de bens e serviços advém da necessidade das pessoas de consumir. Autores como Engel, Blackwell e Miniard (pag. 242, 2009) acreditam que os seres humanos são formados por diversos tipos de necessidades. Para satisfazer tais necessidades, o consumidor realiza suas compras baseando-se em prioridades consideradas variáveis, pois, ele pode optar por produtos ou serviços de acordo com a marca, o preço, a tradição ou a qualidade (RIBEIRO, GONÇALVES, & FERRARI, 2009).

Foi realizado uma pesquisa descritiva quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, sendo elaborado com base em quatro necessidades dos consumidores: fisiológicas; segurança e saúde; prazer; e informação. Surgiram seis áreas importantes para a pesquisa: lazer, moradia, alimentação, saúde, transporte e educação resultando em trinta e seis questões. A amostra foi representativa de 378 estudantes pertencentes a população de Lavras.

A partir dos resultados evidenciaram-se dois grupos: O Grupo 1 é constituído em maioria por homens que frequentam a universidade federal e que não possui plano de saúde. Moram em casas com mais de quatro pessoas. Gastando até R$ 200,00 com moradia. O Grupo 2 é de maioria feminina e que frequenta o sistema particular de ensino. A maioria possui plano de saúde e divide moradia com menos de 3 pessoas. Este grupo é constituído por estudantes que gastam valores acima de R$ 600,00 com moradia.