RESUMO
Código: 511
Tema: Finanças comportamentais e pessoais

 

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Educação Financeira: Um Estudo de Caso Sobre Servidores de Alta Renda
 

A educação financeira é um tema atual a nível mundial onde seu impacto pode ser sentido em diversas áreas, das finanças pessoais à macroeconomia das nações. Apesar de tarefas como pesquisa e comparação de preços, registro de gastos, formação de patrimônio, planejamento de aposentadoria, etc., serem hábitos universalmente aceitos como saudáveis, nem todas as pessoas os seguem. Estudos atuais indicam que fatores como idade, gênero, estado civil, etc. podem alterar o comportamento humanos.

Problema: Qual é a relação entre o comportamento financeiro e o rendimento, para servidores públicos de alta renda? Objetivo: verificação da existência de relação entre a renda e o nível da educação financeira, em um cenário onde os indivíduos possuam um grau equilibrado de conhecimento sobre finanças. Objetivos específicos: (i) construir um índice de educação financeira; (ii) identificar as variáveis que explicam esse índice; e, (iii) evidenciar o tipo de relação, se positiva ou negativa.

A educação financeira pode ser definida como os processos pelos quais os consumidores ou investidores melhoram a sua compreensão de conceitos e riscos que envolvem produtos financeiros (OCDE, 2005). Ela está ligada à capacidade das pessoas em fazer julgamentos inteligentes e tomar decisões eficazes em relação ao uso e gestão do dinheiro, com o objetivo de melhorar o seu bem-estar financeiro (LINES; SCHAGEN, 2006, apud GALLERY et al., 2011).

Os principais conceitos dos modelos analisados foram levantados através de pesquisa bibliográfica da literatura nas áreas de educação financeira e estatística, referências deste trabalho. A análise de regressão linear foi realizada através do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 17. A pesquisa coletou informações sobre de servidores públicos, de 255 casos válidos de técnicos e analistas, do Banco Central do Brasil.

Os resultados obtidos pela regressão linear podem ser justificados por estudos que analisam diversas outras características sociais, econômicas e geográficas de uma população, inclusive, do campo da psicologia econômica (Ferreira, 2007). A avaliação dessa amostra de população de servidores de alta renda pode ser comparada a outras populações com características distintas. Esses resultados ratificaram os estudos de Monticone (2010) e Atkinson e Messy (2012).