RESUMO
Código: 607
Tema: Gestão de Pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
A Aplicação das Técnicas de Análise de Redes Sociais em Uma Escola de Música no Abc Paulista
 

O objetivo deste trabalho foi investigar as redes sociais em uma escola de música no ABC Paulista para tentar diminuir os riscos da formação de uma facção dentro da empresa. Esta organização passou por um recente processo de reformulação em seu quadro de colaboradores, devido a abertura de uma escola de música concorrente criada por seus próprios funcionários, que vieram a se demitir coletivamente, provocando um problema de agência na empresa.

A proposta de intervenção foi analisar a comunicação entre os professores e a diretoria de maneira interna e externa. A amostra foi submetida ao modelo de mensuração por blockmodels, buscando relacionar os dados coletados para atingir o objetivo de confirmar ou rejeitar hipóteses, como a de que a correlação entre os índices de comunicação dentro de um setor ser maior do que entre os setores, para assim implementar ações que diminuam a possibilidade de formação de uma facção dentro da empresa.

Foi adotado método de pesquisa-ação para nortear a implementação da estratégia à ser definida, com base nos resultados da pesquisa, pela escola de música. Para se obter essas informações, executou-se correlações sobre os dados referentes aos tipos de contato que são normalmente realizados dentro desta empresa, aliando a técnica de formação de blockmodels para tratar esses dados, além de verificação das densidades reveladas em cada setor e entre os setores.

Como resultados, verificou-se uma morfologia multiplexa da administração (que compôs o centro), com os setores de professores (que compuseram a periferia). A relação interna da periferia se demonstrou com baixa densidade, porém alguns setores esboçaram uma densidade um pouco maior do que outros, motivando ações de deslocamento de colaboradores para tentar diminuir o risco de formação de facções dentro da organização.