RESUMO
Código: 611
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
A Discussão Entre Teoria e Prática Nas Ciências Administrativas: Uma Análise das Dissertações do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria
 

Existem muitos questionamentos para o fato de reconhecer se os esforços teóricos da área de Administração levam a alguma contribuição para a prática organizacional. Dessa forma, as pesquisas organizacionais acabam adquirindo um caráter abstrato. Isso é consequência do distanciamento real e metodológico que existe entre o indivíduo que realiza o estudo e seu objeto de análise (AUDET, 1986).

O objetivo deste trabalho consiste em analisar as dissertações do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período de 2008 a 2012, a fim de verificar se os trabalhos teóricos do curso possuem orientação para a prática organizacional. Para o atendimento desse objetivo, foi utilizado um roteiro de análise, baseado nos modelos de Albach (1993) e Johann e Duclós (2013).

É preciso que Administração como ciência bem como prática gerencial tenha o alinhamento entre teoria e prática para almejar sucesso nesses dois âmbitos. Um exemplo desse alinhamento dentro do contexto organizacional são as universidades americanas. As empresas dos Estados Unidos acabam oportunizando aos professores das universidades utilizar-se de seus casos em suas atividades de ensino e pesquisa (JOHANN; DUCLÓS, 2013).

A fim de avaliar a orientação à prática das dissertações do PPGA/UFSM, utilizou-se como instrumento para verificação desse fato um roteiro de análise baseado nos modelos de Albach (1993) e Johann e Duclós (2013). A partir desses dois trabalhos foram realizados sete questionamentos a fim de verificar a orientação à prática dos estudos em Administração. As análises foram realizadas de forma individual, porém foram agrupadas nos anos de publicação e nas áreas da Administração para análise.

De forma geral, as dissertações do PPGA/UFSM tentam apresentar, em seus aspectos teóricos levantados, uma orientação à prática. Dificilmente haverá uma orientação e um relacionamento desses aspectos de forma total e mútua. Entretanto, alguns pontos, como uma maior aproximação das empresas para a realização de estudos e o aprimoramento das técnicas de análises estudadas, a fim de aproximar de forma mais acentuada teoria e prática devem ser os caminhos uma maior orientação a prática futuramente.