RESUMO
Código: 615
Tema: Inovações em Ti e Redes Sociais

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso Pedagógico das Tics: As Percepções dos Docentes Diante de Suas Competências Tecnológicas
 

O uso das TICs nas escolas tem gerado discussões sobre a importância de sua aplicação, o desempenho obtido por meio do uso ou não das mesmas e a sua propagação como fomentadora do desenvolvimento e redução de desigualdades. É preciso pensar na utilização das tecnologias como uma ferramenta de auxílio para a compreensão do passado, as informações do presente e recursos para o futuro.

Nesse sentido, tem-se a seguinte indagação: A competência dos professores contemplam o uso de TICs nas escolas. Dado o problema de pesquisa acima, optou-se por traçar o seguinte objetivo nesse trabalho: verificar a percepção dos professores sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação e sua relação com suas competências.

De forma geral, a utilização de TICs em contextos escolares é um processo de mudança complexo que necessita de um olhar atento da pessoa que mais afeta esse processo: o professor (DONNELLY, MCGARR e O’REILLY, 2011). Nota-se que tanto as causas que dificultam e/ou impulsionam o uso das TICs estão relacionadas com percepção das competências dos professores em relação a essas ferramentas.

A presente pesquisa utilizou como método o estudo de caso, descritivo e qualitativo. A coleta de evidencias se deu através de entrevistas semi-estruturadas guiadas por um roteiro preestabelecido. Participaram da pesquisa seis professores de uma Escola Estadual. As entrevistas foram transcritas sob a autorização dos respondentes para que fosse feita a análise de conteúdo à visão de Bardin (2006).

Constatou-se que, de forma geral, os docentes possuem competências voltadas à introdução das TICs e percebem a significância da ligação entre sua utilização com suas disciplinas, destacando maior envolvimento do aluno e atividades mais atrativas. Porém, identificaram problemas que impedem que eles consigam utilizar, de modo eficiente, as tecnologias ofertadas pela escola, seja a disponibilidade de horários, internet lenta, falta de atenção do aluno entre outros.