RESUMO
Código: 637
Tema: Comportamento organizacional

 

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Desafiando A Heteronormatividade: Interpretações Sobre Manifestações das Organizações A Favor da Diversidade Sexual
 

A minoria homossexual, que por muito tempo permaneceu silenciosa nas organizações e na vida social, almeja reconhecimento de sua identidade e espaço para manifestá-la. Esse espaço é padronizado segundo a ideologia heterossexista, que fornece privilégios para pessoas heterossexuais e marginaliza aqueles que fogem desse padrão. Em via oposta à heteronormatividade, isto é, às normas de comportamentos segundo a lógica heterossexual, algumas organizações se posicionam a favor da minoria homossexual.

Objetivamos analisar duas ações organizacionais que representam uma possibilidade para a construção do espaço da minoria homossexual na mídia televisiva e em propagandas, por meio da análise dos comentários dos internautas nas páginas virtuais onde as matérias foram veiculadas. Além disso, almejamos identificar a percepção que o público desses dois sites, direcionados a administradores e a profissionais da área de gestão, tem sobre a construção desses espaços que fogem à regra heterossexual.

O “[...] gênero, enquanto organizador da cultura, e em articulação com sexualidade, modula o modo heteronormativo de como homens e mulheres devem se comportar, como seus corpos podem se apresentar e como as relações interpessoais podem se constituir, nesses domínios.” (PETRY; MEYER, 2011, p. 195). Logo, o comportamento de uma sociedade heteronormativa é aquele onde os padrões de comportamentos heterossexuais são dominantes e todos aqueles contrários são estigmatizados (SOUZA; PEREIRA, 2013).

Esta pesquisa é de natureza qualitativa e concentra-se nos comentários de internautas sobre duas ações empresariais que promovem a temática da homossexualidade. A primeira campanha é um comercial intitulado “O amor une, a homofobia não” e o segundo é uma ação da rede de fast foods Burger King, que lançou na semana do Orgulho Gay, em São Francisco, Estados Unidos, o hambúrguer Proud Whopper. Foram analisados 128 comentários por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977).

Para melhor visualização do que foi interpretado e escrito, os comentários foram organizados em grupos de argumentos, são eles: homossexualidade e administração; homossexualidade, humor e discriminação; heteronormatividade compulsória; comentários gerais favoráveis às ações organizacionais; homossexualidade como doença; homossexualidade, família e ética; homofobia e crime; comentários diversos. As interpretações a essas manifestações organizacionais indicam o reforço da heteronormatividade.