RESUMO
Código: 654
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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A Inserção da Sustentabilidade Nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração Sob A Ótica dos Especialistas
 

O desafio imposto pela Sustentabilidade passa pela educação e formação das pessoas. Apesar de haver uma série de estudos sobre o tema na graduação em administração, na pós-graduação Stricto Sensu. Assim, o objetivo do trabalho é analisar como a sustentabilidade vem sendo considerada nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey, que contou com a participação de 40 especialistas no tema.

A questão norteadora desta pesquisa é: Como a sustentabilidade se insere nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil? O objetivo é analisar como a temática da sustentabilidade vem sendo considerada nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil, com a participação de especialistas no tema, atuantes nos programas.

O referencial teórico do artigo é dividido em três itens: primeiro, traz uma visão geral da Sustentabilidade e de seus principais conceitos; em segundo lugar, é apresentado o histórico e as características da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil; e em terceiro, são apresentados um panorama e uma evolução da Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil.

A pesquisa empírica realizada é quantitativa, com a utilização de uma survey, O universo pesquisado são especialistas em sustentabilidade, que cumpriam os requisitos: (a) possuir produção científica na área da sustentabilidade e/ou, (b) ser líder de grupo de pesquisa vinculado a grande área de Administração certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e (c) lecionar na Pós-Graduação Stricto Sensu. A amostra contou com 40 respondentes.

Percebeu-se que o grupo de especialistas que atuam na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração é heterogêneo e que eles militam em disciplinas que não possuem necessariamente foco específico na sustentabilidade. Também por meio do instrumento de coleta de dados, percebe-se que há uma heterogeneidade nos quesitos definidos para avaliar a inserção da sustentabilidade nos programas nos vários aspectos analisados na pesquisa.