RESUMO
Código: 663
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Ciclo de Vida Profissional de Docentes no Curso de Ciências Contábeis
 

Em virtude das grandes modificações que vêem ocorrendo no contexto do ensino superior no Brasil, notadamente a expansão de vagas, muitas questões têm sido levantadas quanto ao exercício da docência neste nível de ensino, particularmente no que diz respeito ao ‘torna-se professor universitário’, as dúvidas inerentes a este processo, os sentimentos envolvidos, bem como as relações que os docentes estabelecem no seu espaço profissional e com os seus pares (CUNHA et al, 2006).

Este trabalho pretende compreender o que caracteriza as fases do ciclo de vida do docente da área de Contabilidade. Ou seja, tem como objetivo caracterizar as fases do ciclo de vida do docente de Ciências Contábeis, abordando a carreira de seis professores aposentados de uma instituição pública de ensino superior brasileira situada no Estado de Minas Gerais.

Veenman (1984) elencou as dificuldades vivenciadas pelos professores no período inicial das suas carreiras acadêmicas. Posteriormente, Huberman (1989) evidenciou as demais fases de vida profissional docente, quais sejam: 1ª entrada ou tateamento; 2ª estabilização ou consolidação de um repertório pedagógico; 3ª diversificação, ativismo ou questionamento; 4ª serenidade, distanciamento afetivo ou conservadorismo e; 5ª desinvestimento.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que consistiu em caracterizar as fases do ciclo de vida do docente de Ciências Contábeis, a partir dos depoimentos de seis professores já aposentados e que atuaram em uma instituição pública mineira. Os dados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo, conforme as orientações de Bardin (1977) e Collis e Hussey (2005).

Fica evidente o forte vínculo dos docentes pesquisados com o mercado de trabalho. Tal fato ocorre devido ao caráter pragmático da profissão. Mas fica claro também a necessidade de formação acadêmica, notadamente a titulação stricto sensu e a formação pedagógica, como mecanismos de formação da base para o exercício da docência.