RESUMO
Código: 697
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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O “time do Povo”: Vantagem Competitiva Na Construção e Manutenção da Identidade do Sport Club Corínthians Paulista
 

O Corínthians é atualmente conhecido como “time do povo”. Na última década, o clube tornou-se a principal agremiação esportiva do Brasil em valores de patrocínio e de direitos de transmissão, nas receitas e no crescimento de torcedores. Que elementos podem explicar este fenômeno? Trabalha-se com a hipótese de que os gestores potencializaram aspectos do passado que identificavam o clube com as camadas populares, criando assim uma identidade organizacional que o associavam à maioria da população

O problema de pesquisa é compreender elementos que possam explicar o fenômeno de crescimento no número de torcedores e receitas nos últimos anos do Corínthians através da análise da produção de memória e da construção e manutenção da identidade organizacional do clube. O objetivo é investigar de que maneira a construção da memória do clube como “time do povo” faz parte da estratégia de seus gestores para a elaboração de uma identidade organizacional que confira vantagem competitiva.

A revisão bibliográfica buscou obras que pudessem problematizar a questão da identidade organizacional do clube, tanto na perspectiva da criação e manutenção desta identidade pelos gestores (ALBERT; WHETTEN, 1985, WHETTEN, 2006; BRUNNINGE, 2009), quanto na perspectiva da construção social desta identidade (GIOIA; SCHULTZ; CORLEY, 2000; GIOIA et al., 2010). Observaram-se obras que investigaram a habilidade de gestores em utilizar recursos para vantagem competitiva (PETERAF, 1993; BARNEY, 2000).

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória por ser flexível e versátil quanto aos métodos, baseando-se em amostras menores, proporcionando insights e compreensão do panorama da questão de pesquisa (COLLINS; HUSSEY, 2005). Trabalhamos com dados da grande imprensa para observar a construção social da identidade e a história oficial do clube e ações dos gestores na produção de memória. Foram utilizados dados de pesquisas de torcidas e relatórios de consultorias para ilustrar o fenômeno.

A investigação sobre a identidade formal reivindicada pelos gestores de uma organização mostrou a habilidade dos gestores das últimas décadas. Ao conseguir melhores patrocínios, maior exposição na mídia e maior número de torcedores para o SCCP, seus dirigentes mostraram que tal habilidade conferiu ao clube vantagem competitiva no mercado do futebol brasileiro. Os resultados mostram adequação dos dados às concepções teóricas sobre o potencial da memória ser considerada um ativo para o clube.