RESUMO
Código: 745
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
A Produção Nacional e Internacional Sobre Gestão Estratégica de Recursos Humanos de 2001 A 2011
 

Acompanhando o estágio de desenvolvimento da Administração, a gestão estratégica de recursos humanos surgiu em meados na década de 1980, desenvolveu-se e se tornou uma das principais linhas de pesquisa em gestão de recursos humanos. Três décadas após seu surgimento, continua-se buscando respostas para a questão: “Em que consiste a gestão estratégica de recursos humanos?”. Essa questão que parece estar latente em diversas publicações e tem instigado pesquisadores e profissionais da área.

Cinco anos após a publicação do artigo de Lengnick-Hall et al (2009) não foram identificados trabalhos que analisassem, com base na classificação temática por esses autores, a produção de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH). Diante disso, o presente estudo teve por objetivo identificar os temas para os quais as principais publicações de GERH se concentraram em âmbito nacional e internacional da década de 2001 a 2011.

A Fundamentação teórica partiu da visão normativa (LEGGE, 2005), por meio da qual a gestão de RH visa ao alcance de resultados por meio das pessoas. A teoria da visão da firma baseada em recursos, acompanhada das abordagens conceituais e teóricas pertinentes, bem como a classificação proposta por Lengnick-Hall et al (2009) de temas e subtemas de GERH nortearam a pesquisa bibliométrica realizada neste estudo.

Foi realizado um estudo exploratório, conduzido por meio de pesquisa bibliométrica. O caráter teórico da pesquisa envolveu o resgate bibliográfico da produção de conhecimento em GERH e o caráter empírico envolveu a categorização e mensuração da produção considerada. A produção nacional foi definida com base em periódicos classificados pelo índice WebQualis da CAPES e a produção internacional foi definida com base no índice Journal Citation Reports - JCR da ISI Web of Knowledge.

A pesquisa revelou que dois periódicos concentraram as publicações realizadas no período: Human Resource Management Review e The International Journal of Human Resource Management; o design metodológico predominante dos artigos foram ensaio teórico e survey; e o subtema que se destacou pela maior incidência de artigos foi criação de contribuições estratégicas. A análise da produção em GERH apontou para a necessidade de estudos que investiguem a natureza das contribuições estratégicas de RH.