A educação superior no Brasil é vista como o principal instrumento para a mobilidade social dos indivíduos. Baseando-se nesta concepção, há um aumento significativo ano após ano do número de instituições e cursos de ensino superior (IESs) por todo o Brasil Entretanto, nem o aumento do número de IESs nem o aumento do número de cursos superiores têm garantido a melhoria da qualidade da mão de obra e nem a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho.
Problema de pesquisa: Qual a percepção dos coordenadores de curso de administração sobre as escolhas e práticas dos estudantes que afetam seu desempenho acadêmico e sua baixa inserção profissional? O objetivo principal é identificar os fatores que afetam as práticas e escolhas dos alunos dessas IESs, para compreender como eles atuam e que contribuem na manutenção da situação na qual se encontram. Outro objetivo é investigar o papel que estas IESs desempenham na trajetória dos alunos.
Utiliza como referencial teórico os conceitos de habitus e capitais nas dimensões econômico, cultural e social desenvolvidos por Bourdieu. Habitus é “um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz. de percepções de apreciações e de ações” (BOURDIEU, 1983, p.65). Enquanto isso a posse dos capitais determina as posições ocupadas pelos agentes dentro do campo de poder.
Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com coordenadores de curso de administração das IESs participantes do estudo. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo(BARDIN, 2012). Buscou-se identificar as categorias influenciadoras dos habitus que afetam as escolhas e práticas dos alunos em sua jornada acadêmica. E das grandes empresas buscou-se identificar profissionais formados em administração nos cargos gerenciais, formados nas IESs da região
Os dados foram analisados buscando identificar nos discursos dos coordenadores de curso e dos gestores de grandes empresas os fatores que pudessem afetar as escolhas e práticas dos estudantes. Nesta análise fatores como origem da família, posses de capitais(econômico, social e cultural), prática docente, afetam a percepção dos estudantes levando-os a práticas inadequadas enquanto aluno e desempenho e resultados que reforçam a baixa inserção profissional desses estudantes.
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