RESUMO
Código: 856
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
A Visão de Servidores Públicos Estaduais Quanto Aos Fatores Que Afetam A Adoção de Cursos de Capacitação A Distância: Um Estudo Qualitativo
 

Em organizações, seja pública ou privada, é possível perceber uma exigência maior por qualificação e conhecimento. Com o surgimento do e-learning, organizações interessadas em treinar seus funcionários de forma mais flexível e a custos menores adotaram o Ensino a Distância como ferramenta de desenvolvimento de pessoal. A popularização do método tornou necessária a reestruturação dos departamentos de Gestão de Pessoas, que passaram a ver o e-learning como um fator estratégico da organização.

O setor público tem investido intensamente na ferramenta para qualificar seus gestores – que são cada vez mais cobrados pela sociedade. A qualificação dos servidores viabiliza mudanças na administração pública, que resultam em serviços de qualidade para os cidadãos. Dada a relevância do tema para a sociedade a pesquisa tem como objetivo compreender a percepção dos profissionais sobre sua experiência de adoção da EaD, segundo os fatores da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia(UTAUT).

Para fundamentação teórica deste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura sobre e-learning e o UTAUT. Além de uma pesquisa para identificar trabalhos que já haviam combinado o UTAUT e o EaD no mesmo estudo. No UTAUT, são identificados construtos determinantes da intenção de uso da tecnologia da informação, sendos: expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras; e moderadores, sendo: gênero, idade, experiência e voluntariedade de uso.

A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da técnica análise de conteúdo com o auxílio do Atlas ti. O processo teve as seguintes fases: leitura minuciosa de todas as transcrições; realização da codificação aberta; ajuste dos códigos iniciais através da codificação focalizada; criação dos supercódigos; criação de famílias, que consiste no agrupamento dos temas e padrões comuns em vários códigos.

Ficou comprovado que os construtos da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia explicam a maior parte dos fatores que influenciam a escolha pela realização de cursos online, no âmbito dos servidores públicos investigados.