RESUMO
Código: 857
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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As Interações Entre Os Atores da Pós-graduação Stricto Sensu em Administração: Uma Análise do Indivíduo e da Coletividade
 

A pós-graduação stricto sensu brasileira apresentou um crescimento expressivo nas últimas décadas. A grande área de Ciências Sociais Aplicadas contava com 111 cursos de mestrado e doutorado em 1998, perfazendo um total de 8,8% dos cursos stricto sensu no país. Em 2009, o número de cursos da área subiu para 344, o que corresponde a 12,7% do total. Dos quais, os programas de Administração oferecem 55 mestrados, 27 doutorados e 27 mestrados profissionalizantes (CAPES, 2013).

Apesar deste crescimento, verificou-se uma carência de pesquisas que buscam, de maneira qualitativa, entender as particularidades que envolve pesquisar e ensinar neste nível de ensino. Para a realização desta pesquisa, busca-se entender o professor como ator social e suas relações com os outros atores da área. Objetiva-se nesta pesquisa compreender como se relacionam os professores dos programas de stricto sensu em Administração entre si e com os outros atores deste nível de ensino.

Oliveira (2013) verificou que os pesquisadores da área de Administração (stricto sensu) percebem o cenário em que atuam como um espaço de competição e encaram suas relações interpessoais na área como coopetitivas, ou seja, apesar de haver cooperação, destaca-se o clima de competição. Segundo Maccari (2008), as coordenações dos programas de pós-graduação em Administração no Brasil consideram o sistema de avaliação da CAPES como um norteador de suas ações e metas.

No que tange aos procedimentos, classifica-se como um estudo de caso coletivo, pois estudou, conjuntamente, alguns casos para investigar um dado fenômeno. Na coleta de dados, efetivaram-se vinte e nove entrevistas com os sujeitos da pesquisa entre os meses de maio e outubro de 2013. Quanto à análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise do conteúdo.

A pouca interação dos professores no ensino de pós-graduação em Administração contribui para a falta de inovação nas abordagens pedagógicas, pois os professores não dividem seus êxitos e dificuldades nos processos de ensino. Além disso, essa dificuldade de comunicação entre os professores do mesmo programa pode ocasionar sobreposição de conteúdo, visto que professores escolhem o mesmo referencial para suas disciplinas, o que representa uma falta de alinhamento entre as disciplinas.