RESUMO
Código: 1005
Tema: Gestão de Operações em Serviços

 

Abrir
Arquivo

 
Proposta de Modelo Para Avaliação da Satisfação Com A Qualidade do Ensino
 

A qualidade dos serviços oferecidos pelas IES se tornam relevantes para sua permanência no mercado e ainda, muitas vezes se torna fator instigante à busca pela liderança. A qualidade do ensino é, então, um fator que pode ser avaliado tanto pelo governo e seus órgãos competentes como pela própria IES e é objeto de inúmeros estudos acadêmicos que buscam criar instrumentos confiáveis e completos para tal avaliação.

Busca-se neste estudo apresentar uma proposta para avaliação da satisfação sobre a qualidade no ensino. Desta forma, buscará verificar se as dimensões utilizadas para medir a qualidade em serviço no ensino são percebidas pelos discentes da IES, e por meio de uma avaliação hierárquica de importância, busca-se ainda verificar a dimensão da qualidade que possui maior impacto na satisfação dos discentes da IES sobre qualidade do ensino.

Há diversos modelos para avaliação de qualidade em serviço, como SERVQUAL, SERVQUAL Ponderado, SERVPERF, INTQUAL, HEDPERF e PERPERF, tais modelos possuem dimensões comuns que avaliam a qualidade. Pesquisas usando o Modelo Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória também foram encontradas para avaliação de qualidade no ensino. Para a teoria do capital social, foi utilizado como aporte teórico Coleman (1988) correspondente à laços existentes entre os indivíduos de modo a facilitar ações.

Adotou-se neste estudo uma abordagem quantitativa, descritiva com estratégia survey ou de levantamento de corte transversal. A população da pesquisa foram os estudantes variando do Ensino Fundamental à Pós-Graduação, sendo a amostra composta por 458 estudantes, classificada como amostragem por conveniência. Os dados foram analisados por meio de Regressão Linear Múltipla.

A análise realizada por meio de Regressão Linear Múltipla mostrou que o modelo explica em 81% a satisfação geral dos discentes com a qualidade de ensino e também que, as dimensões relacionadas ao capital social de Coleman (1988), foram excluídas do modelo por não apresentarem significância. A dimensão com maior grau de explicação sobre a satisfação é a Didática, em 66,4%. E a comparação hierárquica permitiu verificar que há maior discrepância entre as dimensões Estrutura e Competência.