RESUMO
Código: 3
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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A Influência dos Valores Organizacionais no Comportamento Estratégico: Um Estudo das Empresas do Setor Hoteleiro da Região Turística das Hortênsias/rs
 

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência dos valores organizacionais no comportamento estratégico das empresas do setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RS, na percepção dos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey, de metodologia quantitativa.

Problema de pesquisa: “QUAL A INFLUÊNCIA DOS VALORES ORGANIZACIONAIS NO COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DO SETOR HOTELEIRO DA REGIÃO TURÍSTICA DAS HORTÊNCIAS/RS?” Define-se como objetivo central da pesquisa, analisar a influência dos valores organizacionais no comportamento estratégico das empresas do setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RS, na percepção dos gestores.

Para Barrett (2006), em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Dessa maneira, os valores organizacionais são formados desde o surgimento de uma organização e, assim, firmam as metas e a imagem da organização perante a sociedade e o mercado (TAMAYO, 2007). Por consequência, os valores organizacionais direcionam a vida da organização, de forma que esta possa atender tanto aos objetivos organizacionais como às necessidades dos indivíduos.

Buscou-se atingir o propósito da pesquisa por meio de um estudo de caráter explicativo, com abordagem quantitativa, e, adotando como delineamento de pesquisa um levantamento ou survey. Definiu-se como população-alvo da pesquisa os gestores de hotéis e pousadas da região turística das Hortênsias - RS. Esses foram escolhidos por gerenciarem empresas consolidadas e em destaque no ambiente competitivo, o que corrobora com os objetivos da pesquisa e possibilita a realização da mesma.

Participaram da pesquisa 67 gestores de hotéis e pousadas das cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, sendo que, 28,40% são da cidade de Gramado, 49,30% da cidade de Canela e 22,40% da cidade de Nova Petrópolis. O tempo de existência das empresas investigadas, é em média de 15,46 anos, com desvio padrão de 13,5, o que indica que os hotéis e pousadas da região turística das Hortênsias estão há bastante tempo no mercado.