RESUMO
Código: 1012
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Níveis de Comprometimento Afetivo, Normativo e Instrumental: Um Estudo de Caso em Uma Grande Empresa Têxtil do Ceará.
 

O comprometimento organizacional tem apresentado destaque porque reflete as relações entre indivíduos e organizações e o desempenho destas. Em organizações intensivas em mão-de-obra, eles se tornam fundamentais, pois são peças propulsoras do processo produtivo e seus comportamentos impactam diretamente no desempenho da organização.

Esse estudo se propõe a analisar os níveis do comprometimento organizacional em uma grande empresa do setor têxtil cearense. Entre os objetivos específicos estão avaliar que grupos de empregados apresentam maiores e menores níveis de comprometimento afetivo, normativo e instrumental.

Meyer e Allen (1991) construíram uma definição de comprometimento sob uma abordagem multidimensional: afetiva, instrumental e normativa. A dimensão afetiva explica o comprometimento como um apego afetivo com a organização. A dimensão normativa do comprometimento trata da obrigação que o funcionário sente em permanecer no emprego. O comprometimento instrumental se refere às perdas e ganhos da decisão de deixar a organização, diante das oportunidades que se pode ter ou não fora dela.

Este estudo tem natureza quantitativa, tratando-se de uma pesquisa descritiva e de campo. Foi conduzida uma survey, aplicada por meio de questionários. Os respondentes foram empregados de uma grande empresa do setor têxtil da cidade de Maracanaú, no Ceará, tratando-se, portanto, de um estudo de caso. Foram aplicados 321 questionários. A análise dos dados se dá em duas etapas, uma análise descritiva e a construção de árvores de regressão de cada uma das bases de comprometimento.

Nas três dimensões do comprometimento o grupo de mulheres com filhos demonstraram os maiores níveis de comprometimento. Por outro lado, o grupo de funcionários sem filhos demonstraram as menores médias nas três dimensões de comprometimento. Destacando que no comprometimento afetivo a menor média foi dada pelos homens sem filhos, enquanto no comprometimento instrumental foi dada por aqueles com nível superior e sem filhos.