RESUMO
Código: 1019
Tema: Inovações em TI e Redes Sociais

 

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M-commerce e Inovação: Aspectos Convergentes
 

M-commerce trata-se da realização de transações de comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis. Com a expansão e disseminação da tecnologia móvel, essa forma de comércio vem apresentando crescimento ininterrupto nos últimos anos, o que faz do serviço uma excelente oportunidade de inovação para as empresas.

Mesmo com o crescimento registrado e a oportunidade de inovação identificada, constatou-se, em revisão de literatura sobre m-commerce, que os estudos desenvolvidos sobre o tema com foco nas empresas ofertantes do serviço não utilizam-se da literatura de inovação. Identificado isso, é objetivo desta pesquisa compreender se a literatura de inovação é aplicável ao caso do m-commerce.

Como base teórica, este artigo apresenta algumas classificações reportadas na literatura de inovação, abordando questões como foco, tipo da inovação e classificação das atividades inovativas. Além disso, são mencionadas situações que impõem-se como dificuldades ao processo de inovação empresarial, importância das colaborações internas e externas e dimensões que afetam a atitude em relação à inovação.

Este estudo trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, desenvolvida com dados secundários. Os documentos foram selecionados por meio de revisão sistemática da literatura em nove bases de dados, na qual buscou-se artigos sobre m-commerce que discutem questões relacionadas às empresas ofertantes do serviço. Foram encontrados dezesseis artigos com esse foco, os quais foram analisados à luz da literatura de inovação.

Como resultados, constatou-se que o m-commerce pode ser considerado uma inovação de ruptura, já que várias de suas características apontam para isso. Observou-se ainda que muito do que a literatura de inovação aponta como barreiras para inovar, estratégias de inovação e fatores críticos aparece nos artigos sobre m-commerce. A análise posiciona o m-commerce em algumas classificações da literatura de inovação e evidencia a convergência entre os argumentos dos textos de m-commerce e de inovação.