RESUMO
Código: 1020
Tema: Estratégia Competitiva

 

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A Guerra dos Chocolates: Uma Análise Estratégica Sobre O Mercado Brasileiro de Chocolates
 

Este artigo se propõe a apresentar uma análise de natureza estratégica sobre o mercado brasileiro de chocolates. Especificamente o trabalho é focado nas análises da cadeia de valor do chocolate e do posicionamento competitivo de empresas que atuam na sua comercialização no Brasil.

Questões: Como a rede de valor do setor de chocolates pode ser modelada? Quais são os principais pontos de geração de lucro nesta rede? Qual é o posicionamento competitivo das empresas que atuam na comercialização de chocolates no Brasil? Objetivos: Entender o setor, apresentar proposta de desenho da cadeia de valor e analisar pontos de geração de lucro; Entender atributos de valor para o consumidor; identificar empresas e apresentar mapa de posicionamento competitivo do mercado brasileiro.

A Cadeia de Valor descreve atividades internas, próximas da organização que criam valor (Porter, 1989). Rede de valor é o conjunto de associações e relações interorganizacionais necessárias para criar um produto ou serviço a um consumidor. Bolsões de lucro são lucros potenciais em diferentes partes da rede (Johnson, Scholes e Whittington, 2007). O Mapeamento competitivo localiza graficamente os competidores pela relação preços praticados versus valor percebido pelos clientes (D'Aveni,2007).

A pesquisa adota abordagem descritiva qualitativa. Técnicas de pesquisa: Análise documental; Análise bibliográfica; Entrevistas semiestruturadas com cinco informantes, sendo quatro altos executivos de empresas lideres e de associações do setor e um proprietário de uma chocolataria (representantes das principais etapas da cadeia de valor), Essas entrevistas, baseadas nas questões de pesquisa, colaboraram para a melhoria das proposições e validaram as conclusões, corroborando o estudo.

A cadeia de valor proposta é formada por seis elos verticais e um elo horizontal. Os elos verticais representam cinco blocos de atividades de agregação de valor, mais o elo consumidor final. O elo horizontal representa a atividade de regulação. O posicionamento competitivo das empresas foi representado graficamente por quatro segmentos: “tradicionais”, “democráticos”, “premium” e “gourmet”. A Guerra do Chocolate é travada no "democráticos" entre Cacau Show (desbravadora) e Brasil Cacau(CRM).