RESUMO
Código: 1027
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Marketing Social e A Intenção de Doar Órgãos: Análise das Variáveis Relacionadas
 

No Brasil há uma demanda crescente de pessoas que necessitam de transplantes de órgãos e, por outro lado, uma baixa oferta de doadores. Notavelmente, este processo é decorrente de doenças, que se agravam e debilitam o funcionamento de diversos órgãos humanos. Em busca de um transplante encontram-se várias pessoas nas listas de espera por um doador, cuja única esperança de vida está na concretização desse processo.

Partindo dos argumentos apresentados, emerge a pergunta que norteou o presente trabalho: Quais as principais variáveis que estão relacionadas com a intenção de doar órgãos? Para atender ao problema de pesquisa o artigo tem como objetivo identificar as principais variáveis que estão relacionadas com a intenção de doar órgãos em indivíduos residentes no estado de Minas Gerais, Brasil.

Como tentativa de minimizar os impactos negativos desse sistema, os órgãos governamentais responsáveis pela captação de doadores e esclarecimentos à sociedade podem utilizar estratégias de comunicação com os atores envolvidos no processo, de forma a atender os interesses sociais e melhorar o bem estar da população. Nesse contexto emerge-se o marketing social que busca, por meio de ações são de cunho coletivo, alterar comportamentos, de forma a promover o bem estar social.

O presente artigo tem abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados primários se deu por meio de uma survey, realizada nos formatos eletrônico e impresso. A amostra do estudo foi de 511 questionários devidamente preenchidos. A unidade de análise foi circunscrita ao estado de Minas Gerais.Posteriormente procedeu-se a análise por meio da regressão logística, que permite explicar variáveis discretas, por meio da predição de valores tomados por uma variável categórica.

Os resultados da pesquisa indicam que a grande maioria dos indivíduos respondentes pretende doar órgãos, destacando-se a maior predisposição em indivíduos do gênero feminino. Oportunamente, os principais sentimentos assinalados no envolvimento com a pretensão de doar órgãos pelos respondentes são de caráter essencialmente social, destacando-se “o amor ao próximo” e a “solidariedade”, este último expressivo até mesmo no grupo de indivíduos que percebem rendas maiores.