RESUMO
Código: 1028
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão Por Processos: Potencialidades em Organizações Públicas
 

Com a intenção de atender ao princípio da eficiência na administração pública, entende-se que a gestão por processos – já solidificada na iniciativa privada - surge como uma metodologia aplicável nas organizações públicas, uma vez que visa alcançar melhores resultados por meio do aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

O presente ensaio tem por escopo explanar sobre a seguinte indagação: Quais as potencialidades da gestão por processos em organizações públicas? O objetivo é identificar as potencialidades da gestão por processos em organizações públicas a partir das referências consultadas.

Aborda os temas "gestão por processos", "gestão por processos na administração pública" e "estado da arte", seção em que publicações recentes sobre o tema são exploradas.

O artigo foi estruturado em três seções: (i) abordagem do referencial teórico sobre a gestão por processos em sua essência; (ii) apresentação do potencial de alinhamento entre a gestão por processos e o contexto das organizações públicas: seção em que são apresentados casos de implementação e; (iii) investigação do modo como as publicações acadêmicas recentes têm se configurado quanto à temática.

Com a consulta ao referencial teórico referente à gestão por processos, percebeu-se que existem poucos estudos voltados ao contexto do setor público. Em órgão públicos que adotaram a gestão por processos, percebeu-se que a implementação ocorreu com a concepção de escritórios de processos, os quais elaboraram manuais para disseminação do conhecimento. Percebe-se que os estudos sobre gestão por processos, em geram, enfatizam temas como qualidade, tecnologia da informação e gestão do conhecimento.