RESUMO
Código: 1030
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Patentes: Um Estudo Prático de Sua Aplicação no Desenvolvimento de Utilitários Para Ambientes Criativos de Baixo Custo
 

Os mais diversos setores da economia, pela constante necessidade de inovação, vem exigindo profissionais cada vez mais criativos. Entretanto, os ambientes educacionais não vem acompanhando tal demanda, já que não possuem espaços propícios ao desenvolvimento da criatividade. Assim, esse artigo pautou-se na produção de artefatos para uma sala de aula criativa. Para tanto, foi transmitido aos alunos o conhecimento sobre patentes, como forma de impulsionar neles, a criatividade.

Assim, o artigo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: "É possível utilizar os conhecimentos contidos nas bases de patentes para estimular a criatividade em ambientes de ensino profissionalizante?"

Para que melhor pudéssemos responder à questão de pesquisa, a revisão bibliográfica procurou aprofundar conhecimentos acerca de Criatividade,analisando e descrevendo suas principais definições; Ambiente Educacional Criativo e Tecnologia, descrevendo a importância dos ambientes como impulsionadores da criatividade e, por fim, uma análise sobre o uso de Patentes como Instrumento de Pesquisa e Conhecimento.

A metodologia utilizada foi a Desing Science Research (DSR). Com isso, o trabalho foi operacionalizado pelo proposto por Cole et al. (2005). Foi determinado o uso desse modelo pela necessidade de proximidade entre o pesquisador, o meio estudado e as pessoas envolvidas, o ocorre neste estudo. Assim, seu modelo deve seguir quatro etapas, a saber: definição do problema, intervenção, avaliação e reflexão e aprendizagem. Todas as etapas foram cumpridas e descritas nesse artigo.

Os resultados encontrados foram positivos. Os alunos em geral, não tinham conhecimento dos bancos de patentes e impressionaram-se com os números de produtos e serviços nele encontrados. Além disso, dois dos quatro grupos propostos basearam fortemente o desenvolvimento de seu artefato pelo estudo de patentes. Contudo, algumas barreiras foram encontradas tais como, dificuldades para o entendimento das descrições de patentes e desvios de pesquisas para os tradicionais mecanismos de busca.