RESUMO
Código: 1032
Tema: Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

 

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Operações Comportamentais: Perspectivas Teóricas
 

Operação comportamental, conhecida como Behavioral Operation, consiste na interação entre atributos comportamentais e cognitivos e sistemas operacionais e processos. Esta área de estudo está se tornando um campo de domínio sólido em operações e têm ganhado ênfase nos últimos anos, sendo considerado um mecanismo promissor para compreender a interface entre pessoas e o campo de operações e como essa relação afeta a prática operacional nas empresas.

Recentemente, o fator humano tem ganhado cada vez mais ênfase em operações e com ele o comportamento tem sido estudado como um atributo que influencia diretamente o campo. Em virtude da necessidade de maiores esclarecimentos acerca de operações comportamentais, este artigo tem como objetivo apresentar como se encontra o estado da arte em operações comportamentais, seu enquadramento em relação à gestão de operações e seus possíveis desdobramentos.

O artigo discute no referencial a interface entre operações e comportamento; apresenta o estado da arte em operações comportamentais; e discute campos de estudo e possíveis desdobramentos da área de operações comportamentais.

Trata-se de um ensaio teórico, de modo que o artigo é pautado na análise da literatura.

O estado da arte em operações comportamentais está pautado em estudos voltados à motivação, tomada de decisão e à influência do feedback nas operações, tendo no experimento o método de pesquisa mais recorrente. Observa-se uma tendência para o estudo da relação entre fornecedor e comprador, riscos na cadeia de suprimentos e o comportamento do cliente para identificar vulnerabilidades relacionais.