RESUMO
Código: 1038
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Big Data e Gestão do Conhecimento: Definições e Direcionamentos de Pesquisa.
 

A relação entre conhecimento, dados e informação é evidenciada pela literatura, sendo o primeiro a aplicação dos dois últimos, ou seja, o conhecimento tem como base a coleta de dados e informações adequadas. Assim, em um contexto de Big Data o grande desafio é transformar todo o volume de dados em informação a fim de gerar conhecimento com valor para as organizações. Nesse contexto, este trabalho visa analisar como as pesquisas relacionam Big Data (BD) e Gestão do Conhecimento (GC).

O objetivo deste estudo é analisar como as pesquisas relacionam Big Data e Gestão do Conhecimento, verificando os pontos convergentes e divergentes, visando identificar aspectos que venham a contribuir com a evolução dos estudos na área de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e destacar oportunidades de pesquisa. Pois há uma necessidade emergente das organizações buscarem novas formas de analisar e processar o grande volume de dados desestruturados.

Esta seção aborda os dois campos da pesquisa, a Gestão do Conhecimento e Big Data. Verifica-se que a informação é convertida para conhecimento uma vez que ela é processada na mente do indivíduo. O Desafio das organizações no gerenciamento da quantidade de dados é extrair informações estruturadas, para isso as empresas devem aproveitar oportunidades em “Big Data”. A seção termina com os indicadores que fornecem uma estimativa da "facilidade de captura" do potencial de valor do Big Data.

Foi realizada uma revisão sistemática de literatura em artigos de revistas acadêmicas e de congressos e conferências. As bases utilizadas foram o EBSCOhost e Web of Science, com os termos “Big Data” and “Knowledge Management” e “Big Data” and “Knowledge Sharing”, no período de 2004 a 2014. A fim de trazer um rigor metodológico ao estudo, para essa revisão de literatura foram seguidos os passos propostos por Wolfswinkel et al. (2013) . Para a análise dos dados utilizou-se o software Weft QDA.

A análise de conteúdo aponta a necessidade treinamento/capacitação de pessoas para analisar Big Data (BD) e gerar conhecimento, de desenvolvimento de ferramentas de gestão do conhecimento para os ativos de Big Data. Foi verificada a tendência de pesquisas enforcando a área da saúde e o uso preponderante de metodologias de Design Science e experimento. A sintetização dos trabalhos propõe reflexões para obtenção de valor dos dados, e se pensar em tecnologias e soluções de BD.