RESUMO
Código: 1040
Tema: Empreendedorismo Corporativo: Inovação de Produtos e Processos e Busca de Novos Negócios em Empresas Consolidadas

 

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Orientação Empreendedora: Um Estudo Bibliométrico Sobre A Produção Científica Brasileira
 

A abertura da economia na década de 1990 permitiu o desenvolvimento do empreendedorismo, que está associado ao conjunto de elementos fundamentais na busca pela competitividade das empresas para impulsionar o empreendimento. O empreendedorismo é visto como um fator para promover o crescimento econômico, podendo ocorrer pela inovação de produtos e de processos, além de fomentar a competitividade que leva ao aumento da eficiência econômica (Nickell et al. 1997).

O desenvolvimento dos estudos sobre Orientação empreendedora no âmbito internacional tem se destacado entre as diferentes linhas temáticas do empreendedorismo. No contexto brasileiro os estudos sobre a OE encontram-se em estágio menos avançado, o que motivou o desenvolvimento deste artigo, que buscou melhor compreender essa realidade. O objetivo deste estudo foi mapear a produção científica sobre orientação empreendedora publicada em congressos e periódicos brasileiros da área de Administração.

As empresas têm procurado desenvolver suas competências e habilidades, que sejam disseminadas dentro da organização, e a OE é vista como uma alternativa para esse processo. A OE propicia a compreensão dos processos empreendedores perante a organização, ou seja, como ocorrem o planejamento, desenvolvimento e funcionamento do empreendimento (Dess e Lumpkin, 2005). A OE refere-se aos processos, práticas, e atividades de tomada de decisão no gerenciamento de uma organização (Lumpkin e Dess, 1996).

Um estudo bibliométrico, do tipo exploratório e descritivo, com técnicas de análise quantitativa e contagem de palavras, tendo sido analisados 45 artigos, publicados em eventos e periódicos, no período de 2006 a 2015, identificados com a variável “orientação empreendedora”. Foram mapeados: a evolução da produção científica, distribuição por periódicos e eventos, localização das instituições e dos pesquisadores, pesquisadores mais produtivos, artigos mais citados e frequência de palavras-chaves.

Os 45 artigos publicados envolvem um total de 78 autores, e demonstram continuidade nas pesquisas sobre tema por parte de alguns autores. Em comparação com o cenário internacional, onde a pesquisa sobre orientação empreendedora vem sendo desenvolvida há pouco mais de 30 anos, e de forma crescente, o tema tem ainda muito espaço para seu desenvolvimento no contexto brasileiro.