RESUMO
Código: 1047
Tema: Contabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Ifrs Aplicável Às Pequenas e Médias Empresas e O Profissional da Contabilidade: Dificuldades Na Convergência
 

Em 2009 a IFRS para PMEs foi publicada pelo IASB, com o objetivo de ser de fácil compreensão em qualquer país do mundo, redigida em linguagem clara, sendo independente do conjunto completo das IFRS e, portanto, disponíveis para adoção por qualquer país, independente do país ter adotado as IFRS na íntegra ou não. A IFRS para PME, elaborada pelo IASB, simplificou a IFRS completas (Full IFRS), através da redução das divulgações, simplificação da linguagem e no reconhecimento e mensuração.

O presente trabalho levanta o seguinte problema: quais as dificuldades encontradas pelo profissional da contabilidade na elaboração das demonstrações contábeis de acordo com o IFRS aplicável as PMEs? Portanto, o estudo busca identificar as principais dificuldades ou irregularidades do profissional da contabilidade na aplicação das normas brasileiras de contabilidade convergidas aos padrões internacionais na elaboração das Demonstrações Contábeis obrigatórias às Pequenas e Médias Empresas.

As pequenas e médias empresas se destacam na participação e contribuição para a economia brasileira, seja na prestação de serviços, produção de bens ou no número de empregos gerados. No Brasil desde 2005, a convergência às normas internacionais ficou centralizada no CPC, sendo que em 2009, seguindo a tendência mundial de uma norma que atendesse a necessidade de empresas menores, após publicado o IFRS para PMEs, editou no mesmo ano o CPC PME, homologado CFC, por meio da Resolução CFC 1.255/09.

Utilizando a verificação de demonstrações contábeis do exercício de 2012 por meio de check list utilizado pelo CRCPR, buscou-se identificar os principais aspectos e exigências da referida norma em termos de demonstrações contábeis e quais foram as dificuldades enfrentadas pelo profissional da contabilidade ou irregularidades ao levantar estas demonstrações. Das 125 empresas que possuíam declaração de conformidade com a Resolução CFC 1.255/09, obteve-se uma amostra aleatória de 45 empresas.

Os profissionais da contabilidade tiveram dificuldades ao elaborar as demonstrações contábeis do exercício de 2012, em 58% das empresas analisadas, dificuldades com relação à elaboração das notas explicativas, tais como: ausência de informações sobre as contas apresentadas nas demonstrações, na ordem em que aparecem (73%), de informações sobre a tributação da empresa (33%), informações sobre estoques (78%), informações sobre o imobilizado (71%), e sobre o capital social das empresas (56%).