RESUMO
Código: 1049
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

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Perfis da Inovação e da Internacionalização: Análise de Cluster Nas Maiores Empresas Brasileiras
 

A inovação e a internacionalização estão relacionadas ao processo de adaptação pelo qual passam as organizações em virtude das alterações no ambiente em que atuam. As constantes mudanças do ambiente são um dos fatores que contribuem para a complexidade organizacional. Nesse contexto, inserem-se a inovação e a internacionalização como ferramentas importantes para a consecução da adaptação ao ambiente e a consequente continuidade da organização.

A pesquisa decorre da seguinte problemática: Quais os perfis da inovação e da internacionalização nas maiores empresas de capital aberto do Brasil? Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar os perfis de inovação e de internacionalização nas maiores companhias abertas do Brasil. Adicionalmente, o estudo propõe-se a explorar os perfis das empresas considerando os tipos de inovação e as dimensões da internacionalização.

Para Schumpeter (1934) inovação é a recombinação de recursos já existentes, resultando em algo novo, diferente. Utilizou-se a classificação de inovação exploitation e exploration (MARCH, 1991). Reynoso e Figueroa (2010) conceituam o processo de internacionalização como sendo os compromissos de uma empresa fora do seu país de origem. Considerou-se, três dimensões da internacionalização: do capital, das atividades e da estrutura, adaptação de Hassel et al. (2003) e Floriani e Fleury (2012).

De natureza quantitativa, o estudo descritivo apresentou uma amostra de 86 empresas. Utilizaram-se as técnicas estatísticas de análise de componentes principais e análise de cluster. A inovação do tipo exploitation é representada pelos ativos intangíveis de inovação e do tipo exploration pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Para a internacionalização, foram consideradas a participação estrangeira no capital social, receitas provenientes do exterior e instalações fora do país.

Sobre a inovação exploitation, constatou-se que o intangível mais frequente nas companhias foi Software/Tecnologia, presente em 70,9% das empresas. Já o intangível de Produtos em desenvolvimento apresentou a menor incidência. Quanto à inovação exploration, observou-se que aproximadamente 65% das empresas não aplicam recursos em P&D. Na análise de cluster foram obtidos três grupos de inovação e internacionalização de empresas.