RESUMO
Código: 1061
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Duolpólio das Empresas Tam e Gol: Uma Aplicação da Teoria dos Jogos Não-cooperativos
 

A teoria dos jogos estuda matematicamente conflitos e cooperação, retratando situações cujos destinos dos envolvidos são interdependentes. O artigo contempla os jogos não-cooperativos à competição duopolista da TAM-GOL, apresentando formalidades teóricos, movimentos estratégicos dos envolvidos, e soluções definitivas/payoffs de equilíbrio. Contribuindo com soluções de equilíbrio baseada na teoria, comportamento otimizado dos jogadores e mapeamento dos cenários, subsidio à tomada de decisão.

O presente trabalho tem como questão de pesquisa: qual a estrutura de competição duopolista e o processo de tomada de decisão estratégica das empresas TAM e GOL, atentando á soluções de equilíbrios, à obtenção de receita máxima? Para responder esse questionamento, definiu-se como objetivo analisar a estrutura de competição duopolista e processo de tomada de decisão estratégica das empresas TAM e GOL, atentando às soluções de equilíbrio, à obtenção de receita máxima, em relação ao RPK.

Este artigo trata da teoria dos jogos duopolistas com e sem liderança de mercado, através das abordagens de Cournot e Stackelberg. O primeiro desenvolveu modelo destinado a mostrar interação entre empresas concorrentes de produtos homogêneos, buscando maximizar lucros, devendo prestar atenção à reação da procura dos consumidores e da concorrência. O segundo considerou que a empresa líder toma decisões de produção antes de suas concorrentes, que só então escolhem produções que maximizem lucros.

Configura-se como pesquisa exploratória e descritiva de natureza quantitativa. Os dados secundário foram coletados do site da ANAC (2014), e sua análise foi feita através de estatística descritiva, tendo como base médias aritméticas e desvio padrão.

A análise dos dados permitiu evidenciar no segmento domésticas, que TAM e GOL competem com market share equilibrado, tendo sido aplicado duopólio TAM-GOL sem empresa líder de Cournot, o resultado sinalizou a redução do RPK para ambas, tendo como referência suas médias de vendas mensais. Já no mercado internacional, em função da TAM dominar e a GOL ser considerada seguidora utilizou-se como base de análise o jogo de Stackelberg, que sinalizou uma continuidade de vendas RPK para ambas as empresas