RESUMO
Código: 1067
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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A Sustentabilidade Como Princípio Institucional e Estreitamento da Relação Com Os Stakeholders: Estudo de Caso do Hsbc Bank Brasil S.a. – Banco Múltiplo
 

São apresentados os resultados do estudo dos relatórios de sustentabilidade do Banco HSBC do período de 2006 a 2013, descrevendo o comportamento dos indicadores econômicos, sociais e ambientais, e identificar quem são os stakeholders mais relevantes do banco. O trabalho é desenvolvido à luz da teoria dos stakeholders. Evidenciou-se o comportamento dos indicadores de sustentabilidade e a interação da instituição com os stakeholders nas dimensões econômica, social e ambiental.

A intenção do estudo é obter uma percepção longitudinal das ações de sustentabilidades, do período de 2006 a 2013, relacionando seus resultados à luz da teoria dos stakeholders, fazendo reflexões acerca da importância das questões de sustentabilidade. O objetivo reside em descrever o comportamento dos indicadores econômicos, sociais e ambientais, bem como, identificar quem são os stakeholders mais relevantes com os quais o banco interagiu no período analisado.

A sustentabilidade significa um conjunto de valores, objetivos e processos que uma organização deve estabelecer, com o objetivo de criar valor econômico, social e ambiental, para minimizar o impacto resultante de sua atuação. (ELKINGTON, 2001). Freeman (1984) define stakeholders como um grupo ou indivíduos que afetam e são afetados pela realização dos objetivos da empresa. Stakeholders incluem as organizações que têm interesse nas ações de uma empresa.(SAVAGE, et al., 1991).

Adotou-se o emprego da pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e que fez uso de indicadores quantitativos para realização das análises previstas neste estudo. A elaboração da pesquisa foi realizada por meio de análise documental relacionando os principais conceitos sobre sustentabilidade e a interação com os stakeholders. Optou-se por um estudo de caso, explorando os dados dos dos relatórios de sustentabilidade já existentes e disponibilizados pelo banco HSBC.

Na dimensão social, os indicadores descritos mensuram desempenho crescente, principalmente relacionado a remuneração paga aos funcionários. Na ambiental, demonstra-se redução de consumo de água, energia e emissão de CO2, contudo esta dimensão vai muito além destes indicadores. Quanto as questões econômicas, observa-se um crescimento constante em todos os indicadores. Outra possível indagação a ser levantada é se o banco está pensando a sustentabilidade como questão corporativa ou vantagem?