RESUMO
Código: 1073
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre A Divulgação Voluntária de Informações Sociais e As Características das Empresas de Capital Aberto
 

A divulgação de informações voluntárias por parte das organizações representa um instrumento para que as mesmas se diferenciem das demais, relativamente à maneira que demonstram seu desempenho, estratégias e diferenciais competitivos. Dias Filho (2007) comenta que se tem observado notável crescimento no volume de evidenciações corporativas de caráter voluntário, em que peculiarmente privilegiam questões de natureza social.

Neste contexto, o presente estudo tem a seguinte questão de pesquisa: Existe relação entre a divulgação voluntária de informações sociais e as características das empresas de capital aberto? Analisar a evidenciação das informações voluntárias referente às ações sociais;Caracterizar a métrica para análise da categoria de informações sociais. Identificar a influência das variáveis tamanho, rentabilidade, endividamento, participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial e liquidez de mercado.

Teoria da Legitimidade Teoria da Divulgação Voluntária Evidenciaçãode InformaçõesSociais

Para constituir a amostra foram selecionadas70 empresas com ações mais negociadas em 2012 pertencentes a diferentes setores de atividades, listadas na BM&FBovespa e seus respectivos relatórios anuais ou de sustentabilidade.Foram utilizados o portal eletrônico da BM&FBovespa e o banco de dados Economática®, para a obtenção dos dados primários, referentes às características das empresas.

Dentre os principais resultados, destaca-se que o nível de divulgação voluntária analisado entre 48 empresas possui relação com o seu tamanho, liquidez de suas ações, rentabilidade e em estarem integrando o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Além disso, o que leva as companhias a divulgarem informações sobre suas ações sociais está correlacionado à ideia de legitimidade e continuidade de suas operações - uma vez que maiores empresas, mais rentáveis, com maiores índices de negociabilidade.