RESUMO
Código: 1076
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Marketing Contábil: Análise do Uso das Mídias Sociais
 

A utilização do marketing na área contábil, seja por meio de ferramentas tradicionais ou atuais, poderá ajudar a ampliar conhecimentos, seja entre clientes, funcionários ou fornecedores. A utilização das mídias sociais é uma oportunidade para o profissional contábil, visto que podem ser utilizadas para informar, divulgar e manter-se em contato com os diversos usuários de seus serviços (HERNANDEZ, 2011).

As mídias sociais são utilizadas como ferramentas de marketing contábil por contadores para divulgação de seus serviços? O objetivo geral identificar se em seu processo de divulgação e comunicação, os contadores utilizam as mídias sociais como ferramentas de marketing contábil. Se confirmado seu uso serão identificadas quais mídias se configuram como as mais utilizadas e qual a finalidade de seu uso.

Bertozzi (2003) explica que o marketing contábil corresponde a todos os esforços estratégicos e comunicacionais para ofertar serviços de qualidade, criados para suprir a necessidade e desejos do cliente, utilizando os instrumentos de marketing, sempre de acordo com a ética. Nota-se que, com a disponibilidade de informações fornecidas pelos meios de comunicação, os consumidores estão mais exigentes, e é neste momento que o marketing contábil faz toda a diferença.

Quanto à abordagem este estudo é qualitativo, pois descreveu a complexidade de determinado problema possibilitando, em maior nível de profundidade, o entendimento. Utilizou-se somente a estatística descritiva para caracterização da amostra investigada. (BEUREN, 2009; OLIVEIRA, 2011). Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, caracterizada por Beuren (2009) como um tipo de pesquisa no qual o tema é pouco conhecido ou pouco aprofundado.

Confirmou-se que, apesar de até possuírem websites para divulgação e oferta de serviços, como é o caso de seis dos contadores, eles não estendem essa divulgação às mídias sociais, respondendo assim ao objetivo geral, ou seja, os contadores em seu processo de comunicação não utilizam as mídias e redes sociais como ferramentas de marketing contábil. As tradicionais formas de divulgar os serviços prestados ainda prevalecem, onde acredita-se que o famoso “boca a boca” ainda é a melhor propaganda.