RESUMO
Código: 1079
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso do Aplicativo Whatsapp® Como Recurso de M-learning no Ensino e Aprendizagem em Cursos de Administração
 

Este estudo visa apresentar os resultados de uma experiência de utilização do aplicativo WhatsApp® com alunos de graduação em Administração. O aplicativo foi utilizado como plataforma para possibilitar a Aprendizagem com Mobilidade (M-Learning). O WhatsApp® é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo telefone celular, além do compartilhamento de arquivos de texto, áudio e vídeo. Esses recursos podem ajudar a melhora do processo ensino-aprendizagem.

O objetivo da pesquisa é analisar as percepções dos alunos a respeito do uso do WhatsApp® como um recurso educacional em atividades desenvolvidas no ensino presencial. O artigo apresenta a forma como o aplicativo foi utilizado e discute quais foram os resultados e lições aprendidas com seu uso. Uma lente de discussão será compreender quais são as affordances educacionais (KIRSCHNER, 2002) dessa ferramenta.

2.1M-LEARNING M-learning refere-se a processos de aprendizagem com uso de tecnologias da informação ou comunicação móveis e sem fio, cuja característica é a mobilidade dos aprendizes (SACCOL et al., 2011). O texto apresenta affordances do M-learning, como a aplicação interativa e colaborativa. 2.2WHATSAPP®: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES O WhatsApp® possui características que possibilitam seu uso em diferentes áreas, destacando-se pelas suas affordances, como interatividade, personalização, etc.

A pesquisa é descritiva. O WhatsApp® foi aplicado em 06 turmas da área de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em 02 turmas da Universidade do Estado de Mato Grosso, envolvendo um total de 111 alunos. Os dados foram levantados através de questionários aplicados presencialmente junto aos participantes após o término da experiência, e via análise de conteúdo das conversas extraídas do WhatsApp®. Para análise utilizou-se o software Excel e o software NVIVO.

Este artigo apresenta contribuições para a literatura do tema M-Learning, e discute as affordances do aplicativo utilizado, dentre outras. Como contribuições práticas, além do relato da experiência em si, o estudo apresenta sugestões para melhoria no uso do WhatsApp® como recurso para futuros usuários. As sugestões dadas indicam também o uso de debates específicos, inclusive com horário marcado, sobre temas da disciplina. E organizar as interações criando subgrupos no WhatsApp®.