RESUMO
Código: 108
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Capital Intelectual: Um Estudo da Produção Científica Nacional e Internacional Baseado Na Análise Bibliométrica e de Redes Sociais
 

Vivemos em uma era denominada “Sociedade do Conhecimento”, caracterizada pelo uso intensivo da informação e de seus meios de propagação. Sob tal contexto, tem-se que, a contabilidade deve se esforçar para adequar suas práticas, acompanhando as novas realidades inerentes ao mercado.

Assumindo que, os recursos advindos do conhecimento (em sua grande maioria, constituídos por ativos intangíveis, a exemplo do Capital Intelectual), representam um grande desafio para a contabilidade financeira na atualidade, o presente estudo teve por objetivo apresentar um apeamento da pesquisa cientifica na área do Capital Intelectual, nos cenários nacional e internacional, a partir de técnicas bibliométricas e de análise de redes sociais.

De acordo o CPC 00, ativo é “um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”. Para Lev (2001), a riqueza e o crescimento, na economia atual, são conduzidos, principalmente, por ativos intangíveis ao passo que Hoss et al. (2010) destaca que o sistema da contabilidade precisa se reestruturar no intuito de conseguir acompanhar as evoluções no ambiente organizacional.

Este trabalho foi classificado comodescritivo-e?xploratório, de metodologia quantitativa, utilizou ferramentas bibliométricas e de Análise de redes sociais. A população nacional compreendeu de artigos publicados em periódicos listados pela Anpcont e também classificados como A1 a B5 pela Qualis. A amostra internacional foi composta por artigos do periódico Jounal of Intellectual Capital. Foi coletada a amostra 90 artigos em 28 periódicos nacionais e 152 artigos no periódico internacional.

Foram analisados Os principais resultados evidenciaram que, a temática abordada tem sido objeto de uma série de estudos e discussões, revelando ainda, a existência de uma série de similaridades e divergências entre as abordagens adotadas.