RESUMO
Código: 1080
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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Aprendizagem, Capacidade de Absorção e Competência no Nível dos Indivíduos Nas Atividades de Carregamento e Descarregamento de Combustíveis
 

Os processos de carregamento e descarregamento são essenciais para a distribuição de combustíveis. É de responsabilidade dos motoristas executarem ambos os processos. Recorre-se à abordagem teórica da aprendizagem individual, que é fundamental para a compreensão de como os indivíduos adquirem, refletem e usufruem de novos saberes. Para um aprendizado efetivo destas práticas é necessário que os motoristas absorvam o conjunto de conhecimentos e desenvolvam novas competências.

O problema de pesquisa deste estudo é: Como a capacidade de absorção favorece a aprendizagem individual e o desenvolvimento de competências? O objetivo central desta pesquisa visa compreender como a capacidade de absorção favorece a aprendizagem individual e o desenvolvimento de competências em motoristas prestadores de serviço para a BR Distribuidora no Complexo Industrial Portuário de Suape/PE.

Para (Antonello, 2007) a aprendizagem no ambiente organizacional promovem a compreensão de como os indivíduos aprendem de forma coletiva e individual. Sobre a capacidade de absorção entende-se que são processos de aquisição, assimilação, transformação e explotação (Zahra & George, 2002). O desenvolvimento de competências é oriundo de um processo de aprendizagem. Nesse sentido, (Le Boterf, 1995) elucida que a competência do indivíduo não é um estado e não pode ser delimitada para um único saber.

Nos procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Foram entrevistados quatro sujeitos de pesquisa, dentre eles dois motoristas e dois profissionais responsáveis pela capacitação e monitoramento nos processos de carregamento e descarregamento. Utilizou-se a análise de conteúdo com o propósito de confrontar as respostas dos informantes em função das categorias, oriundas a priori, do referencial teórico.

Os resultados revelaram dois campos de visão: o técnico representado pelo instrutor e técnico de operações e o campo operacional, representado pelos motoristas. Com isto, se possibilitou apontar inicialmente alguns pontos que não foram convergentes como caso da carga horária dos treinamentos, flexibilidade de dias, necessidade de reciclagem e infraestrutura para realização das atividades, o que conota a necessidade de instrumentos de avaliação de feedback mais efetivos.