RESUMO
Código: 1082
Tema: Governança, Risco e Compliance

 

Abrir
Arquivo

 
Características do Conselho de Administração e O Desempenho Empresarial das Empresas Listadas no Novo Mercado
 

O conselho de administração é utilizado para identificar o impacto de sua estrutura no desempenho da empresa e é considerado órgão central das discussões sobre a Governança Corporativa, como também o representante dos acionistas e grupos de interesses na organização. A presente pesquisa centra-se no papel do conselho de administração, pois se supõem que em mercados acionários como o brasileiro, o mesmo não se configurou como um eficiente redutor dos conflitos de agência.

Diante de que o conselho de administração se constitui no principal mecanismo de governança corporativa e de que esses mecanismos de governança corporativa podem influenciar no desempenho das empresas, o objetivo deste trabalho é verificar a relação das características do conselho de administração sobre o desempenho empresarial das organizações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.

Um dos principais mecanismos de Governança Corporativa, apresentado pela literatura é o conselho de administração, pois exerce uma função de monitoramento da gestão das companhias. A Avaliação de Desempenho Empresarial tem sido considerada como essencial para as organizações manterem o equilíbrio da competitividade, as entidades são obrigadas a fundamentar suas tomadas de decisões devido à acirrada concorrência e a consequente redução das margens de lucro.

O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa quanto ao período de 2010 a 2014. A população é composta de 114 empresas, abrangendo uma amostra de 85 organizações. Como variáveis, foram utilizados o ROA, ROE e Q de Tobin para medir o desempenho empresarial, como também características do conselho de administração. Para análise dos dados, foi utilizado a regressão de dados em painel não-balanceado por meio do software estatístico STATA®.

Na análise dos dados verificou-se por meio da correlação de Pearson, que o ROA e Q de Tobin apresentaram uma correlação significativa e negativa com a quantidade de reuniões do conselho de administração e tamanho, bem como que o ROE e o tamanho do conselho de administração apresentaram uma correlação positiva e significativa. Por meio da análise em painel, foi encontrada uma relação positiva entre o tamanho do conselho de administração e a expertise do conselho com o desempenho das organizações.