RESUMO
Código: 1091
Tema: Gestão em Saúde

 

Abrir
Arquivo

 
Software Para Prevenção de Burnout no Uso de Equipamentos Médicos: Uma Proposta Para Detecção de Indícios de Estresse em Centros Cirúrgicos e Intensivos
 

Profissionais de assistência na área da saúde são submetidos a situações estressantes no enfrentamento de suas atividades laborais. O agravamento do estresse, por sua vez, pode levar à Síndrome de Burnout, com consequências negativas para o trabalhador, para o hospital e para a sociedade.

O objetivo do presente artigo é propor protótipo de avaliação indireta, silenciosa e retroativa de indícios de estresse e de síndrome de Burnout por meio dos erros de operação cometidos pela equipe assistencial junto a seus equipamentos médicos em centros cirúrgicos e de terapia intensiva.

Revisão sobre conceitos adotados na psicologia, engenharia e administração.

Quanto à natureza, consiste de pesquisa aplicada com analise documental, sendo descritiva quanto aos objetivos(KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010). Quanto aos meios, utiliza a abordagem metodológica combinada, já que a teoria de uma disciplina é utilizada para explicar o fenômeno típico de outra. Quanto aos fins, é qualitativa, porque trata da complexidade do comportamento humano e por que as amostras são reduzidas.

O protótipo de software foi aplicado aos registros de manutenções ocorridos entre 2012 e 2014, em dois hospitais que atendem ao SUS e que não compartilham operadores por estarem geograficamente distantes, denominados A e B. Ao todo foram analisados 1.773 registros de manutenção corretiva de equipamentos médicos relacionados aos centros cirúrgicos (CC) e de terapia intensiva (CTI), sendo que o hospital A apresentou 1553 registros e o hospital B, 220 registros.