RESUMO
Código: 1095
Tema: Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Captação de Associados em Uma Associação Desportiva: Uma Intervenção Estratégica
 

Associações Desportivas Classistas (ADCs) são modelos de clubes sem fins lucrativos, tendo como principal formador do seu quadro associativo colaboradores de empresas que lhes cedem o mesmo nome. Com o aumento da demanda competitiva de possibilidades de esporte e lazer, as ADCs entram na disputa para manter e captar praticantes esportivos. Entretanto, o estudo abordou a influência do atual cenário de crise automobilísitica nas ADCs coligadas a empresas do setor.

Para o seguinte relato técnico, será analisada uma intervenção no planejamento estratégico cujo intuito é o de captar novos associados, e assim gerar aumento no quadro associativo, considerando a crise do setor automibilístico que influencio na captura e manutenção de associados. A pesquisa foi executada de maio de 2014 a maio de 2015, na Associação Desportiva Classista Mercedes-Benz, localizada em Diadema, SP.

Pesquisa-ação com métodos qualitativos, em um contexto de três reuniões entre os membros da direção da associação. Na primeira foram analisados os documentos oficiais em um período anterior de novembro de 2013 a abril de 2014, já na segunda reunião foi utilizada a matriz Swot como ferramenta de análise do cenário do clube. Com esses dados, na terceira reunião foi proposta uma intervenção no planejamento para a captação e manutenção de associados.

A intervenção realizada por meio das reuniões contribuiu para despertar a necessidade de desenvolver ações efetivas visando o objetivo do grupo, mas não se conquistou dados satisfatórios conforme planejado, para obter os resultados esperados durante o período em que a pesquisa foi desenvolvida. Entretanto, a principal contribuição do estudo foi o de corroborar para pensar novas ações e possibilidades para a captação de associados.