RESUMO
Código: 1097
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Sustentabilidade: Uma Abordagem Acerca das Percepções dos Acadêmicos de Uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina
 

O conceito de sustentabilidade deve ser avaliado e discutido de forma abrangente. Segundo Bacha, Santos e Schaun (2010), as análises deixaram transparecer diferentes correntes de pensamento em relação aos enfoques de sustentabilidade bem como as contradições e ambiguidades da expressão desenvolvimento sustentável. De maneira geral as definições procuram integrar viabilidade econômica com prudência ecológica e justiça social, nas três dimensões conhecidas como Tripple Bottom Line (ELKINGTON, 1998

A problemática norteadora da pesquisa visa identificar: Quais as percepções acerca da temática sustentabilidade pelos acadêmicos de uma instituição de ensino superior localizada no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina? Com objetivo de identificar qual o entendimento do tema sustentabilidade, no intuito de contribuir com a reflexão sobre o papel das instituições de ensino neste processo, assim como observar como os estudantes percebem as ações das organizações quanto à sustentabilidade.

A sustentabilidade está presente em diversas matrizes curriculares dos mais variados cursos superiores e técnicos de formação profissional. Desta forma a formação de professores e a necessidade de preparação dos alunos para uma sociedade global, exige a compreensão acerca do contexto da temática sustentabilidade. Ainda, destaca que a preocupação em aliar o desenvolvimento econômico e social com a adequada preservação dos recursos naturais, tornou-se objeto de pesquisas (ZAMBERLAN et al., 2015).

A pesquisa de campo contempla uma amostra de 635 acadêmicos, de 39 cursos superiores de graduação distintos. O questionário eletrônico foi aplicado no período junho e julho de 2014. Dos respondentes 66,80% são do sexo feminino e 33,20% do sexo masculino, entre os cursos participantes da pesquisa destacam-se Administração (14,17%); Direito (13,07%); Ciências Contábeis (11,34%). A análise confronta os conceitos teóricos da sustentabilidade com a compreensão dos respondentes sobre o tema.

Os resultados evidenciam que 64,59% dos respondentes relacionam a temática sustentabilidade com a abordagem ambiental, 27,86% relacionam às questões sociais e 7,54% ponderam a abordagem econômico-financeira como preocupação relacionada à temática. Entre as preocupações e objetivos das organizações, 68,19% dos respondentes consideram o consumo consciente e responsável dos recursos naturais como fator extremamente importante, seguido da qualidade dos produtos/serviços indicada por 68,03%.